Projeto ‘Professor seu lugar é aqui’: outro olhar sobre a formação continuada de professores na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v4i1.1458Resumen
Neste artigo compartilhamos experiências sobre o projeto Professor Seu Lugar é Aqui, desenvolvido juntamente com escolas públicas, na cidade de Londrina, no Estado do Paraná, no transcorrer do ano de 2013. Este projeto em sua primeiraetapa, teve como seus principais objetivos, o mapeamento sobre os processos formativos dos professores e a tentativa de estreitar o diálogo entre universidade e a escola.Ancoramos nossas reflexões nas ideias de Walter Benjamin (1985) que nos oferece subsídiospara pensar a formação de professores na perspectiva contrária das tendências racionalistas instrumentais. Partimos do pressuposto que o modelo de competência estabelecido no processo educativo,compoe uma formação para os professores que os descaracterizam enquanto sujeitos culturais. Thompson(1987) coloca a necessidade de pensarmos esse processo através de uma leitura ampliada sobre a cultura, entendida pelo autor como um lócus de conflitos.Nesse contexto, podemos pensar a formação dos professores como transformação desse sujeito em todos os sentidos. Formação que está imbricada diretamente na forma como o sujeito vive e transforma suas vivências em experiências.
Palavras-chave: formação de professores; formação por competências; cultura e conflito.
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