DIÁLOGOS INSPIRADOS EM CAROLINA MARIA DE JESUS: DECOLONIALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(ES) DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v9i2.3556Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar possibilidades de diálogos sobre decolonialidade na Formação de Professoras(es) de ciências e biologia a partir de duas obras literárias de Carolina Maria de Jesus - Quarto de Despejo: diário de uma favelada e Diário de Bitita. Para isso apresentamos alguns conceitos desenvolvidos pela perspectiva teórica do grupo Modernidade/Colonialidade (M/C), cujos estudos vêm inspirando aproximações e diálogos com a educação brasileira. Em um segundo momento apresentamos trechos das obras da escritora, tecendo relações com decolonialidade e formação de professoras(es) de ciências e biologia. Acreditamos que a perspectiva de trabalho com literatura aqui apresentada, pode contribuir para suscitar diálogos sobre justiça social, racismo, papel social da educação, decolonialidade e questões socioambientais na formação de professores de ciências e biologia.
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