"Diário do Bebê” como ferramenta de apoio emocional para mães de prematuros/ "Baby Diary" as an emotional support tool for mothers of premature babies/ "Diario del Bebé” como herramienta de apoyo emocional para madres de bebés prematuros

Autores/as

  • Carla Carolina dos Santos Universidade Estadual do Paraná
  • Jaqueline Dias Universidade Estadual do Paraná
  • Aline Barbieri Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Ingrid Moura de Abreu Universidade Federal do Piauí
  • Nur Mohamad Ali El Akra Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Verusca Soares de Souza Universidade Estadual do Paraná

Palabras clave:

Recién Nacido Prematuro, Cuidado Intensivo Neonatal, Atención Perinatal, Apoyo Familiar, Enfermería

Resumen

Objetivo: conhecer a potencialidade do uso do “Diário do Bebê” na perspectiva de mães de prematuros hospitalizados em terapia intensiva. Método: estudo exploratório, com abordagem qualitativa. A coleta ocorreu em uma unidade de terapia intensiva neonatal no Sul do Brasil de fevereiro a junho de 2022 e consistiu na implantação da ferramenta de apoio emocional “Diário do Bebê”, para que mães de prematuros registrassem a vivência durante a internação. Após a entrega, o documento tornou-se posse da mãe e família. Após a alta para a enfermaria, a ferramenta foi avaliada por entrevistas audiogravadas quanto ao seu uso. O processamento dos dados e a análise do texto foram realizados por meio do auxílio do software IRaMuTeQ. Resultado: em sua maioria, as mães eram primigestas, com permanência na terapia intensiva entre 22 e 65 dias. Foram identificadas quatro classes: O uso do “Diário do Bebê” e a resistência inicial; Apoio emocional e demonstração de sentimentos; Uso do “Diário do Bebê” como intermediário na organização dos pensamentos para diálogo com a família; Empoderamento nas questões relacionadas ao cuidado. Conclusão: o “Diário do Bebê” apresentou potencial como instrumento educativo de convívio e suporte aos familiares dos bebês prematuros.

Biografía del autor/a

  • Carla Carolina dos Santos, Universidade Estadual do Paraná

    Acadêmica de Enfermagem pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

  • Jaqueline Dias, Universidade Estadual do Paraná

    Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente Adjunta da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

  • Aline Barbieri, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 

  • Ingrid Moura de Abreu, Universidade Federal do Piauí

    Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente Adjunta da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

  • Nur Mohamad Ali El Akra, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

  • Verusca Soares de Souza, Universidade Estadual do Paraná

    Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente Adjunta da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Referencias

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Publicado

2022-12-12

Número

Sección

Artigo Original/ Original Article/ Artículo Originale

Cómo citar

"Diário do Bebê” como ferramenta de apoio emocional para mães de prematuros/ "Baby Diary" as an emotional support tool for mothers of premature babies/ "Diario del Bebé” como herramienta de apoyo emocional para madres de bebés prematuros. (2022). Journal Health NPEPS, 8(2). https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/11897

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