PROJETO INICIANDO LEITORES: O TRABALHO COM A LEITURA LITERÁRIA EM SALA DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v16i42.10875

Palavras-chave:

leitura, literatura, ensino, PIBID

Resumo

O presente trabalho é proveniente das experiências proporcionadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e objetiva analisar, tomando como fundamento os PCNs (1998) e a BNCC (2018), o projeto “Iniciando Leitores”, realizado em uma das escolas associadas ao programa. Para tanto, utilizou-se observações do contexto escolar em questão, relatórios e registros escritos das atividades acompanhadas, bem como levantamento bibliográfico relativo à área de literatura e ensino. Como aporte teórico foram abordados os estudos de Zilberman (2008), Cosson (2011) e Antunes (2003). Assim, conclui-se que o projeto é produtivo e contribui para a formação de leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, Maria Irandé. Aula de Português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2011.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Versão final. Brasília: MEC/SEB, 2018.

ZILBERMAN, Regina. O papel da literatura na escola. Via atlântica, n. 14, p. 11-22, 2008. DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i14.50376

Downloads

Publicado

22/06/2023

Como Citar

de Lima Silva, H. M., Marinho da Silva, C., & de Carvalho Pereira, J. K. (2023). PROJETO INICIANDO LEITORES: O TRABALHO COM A LEITURA LITERÁRIA EM SALA DE AULA. Revista De Letras Norte@mentos, 16(42). https://doi.org/10.30681/rln.v16i42.10875

Edição

Seção

Artigos Estudos Literários