CONGRESSO INTERNACIONAL DO MEDO, DE GRACE PASSÔ: UMA CRÍTICA À RAZÃO ARGUMENTATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v16i43.10931

Palavras-chave:

Congresso internacional do medo, Grace Passô, Dramaturgia brasileira

Resumo

Por meio das contribuições de Vladimir Safatle (2018) concernentes aos processos de argumentação; nos estudos de Jacques Derrida (2008) no que diz respeito ao aspecto místico que permeia a autoridade; nos estudos de Armando Mora sobre o percurso epistemológico do filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein e nas pesquisas desenvolvidas por Antônio Suárez Abreu (2008) no que tange à arte de argumentar, o presente trabalho propõe uma análise do drama contemporâneo Congresso internacional do medo, da atriz, diretora e dramaturga Grace Passô (2008). Nesse sentido, partindo dos mecanismos de elaboração do texto dramático, buscamos desenvolver uma leitura (possível) cujo tema repousa na arte da razão e da argumentação. Com efeito, intentamos produzir um mapeamento de recursos retóricos presentes à construção poética e estética da obra em questão; buscando, a fórceps, ponderar sobre a problematização do debate e do diálogo como ferramentas de busca de consenso entre as personagens.

 

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Biografia do Autor

Wagner Corsino Enedino, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Pós-Doutorado pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas. Doutor em Letras pela UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus de São José do Rio Preto. Mestre em Estudos Literários pela UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus Araraquara. Graduada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Três Lagoas. Atualmente está no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (Mestrado e Doutorado), na FAALC - Faculdade de Letras e Comunicação - da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campo Grande. Tenho experiência na área de Literatura, com ênfase em Teoria Literária, Literatura Brasileira, Formação do Leitor Literário, Teatro e Dramaturgia, atuando especialmente nos seguintes temas: Plínio Marcos, Nelson Rodrigues, Teatro Sul-mato-grossense, Dramaturgia Paraguaia, Drama na Literatura Inglesa, Literatura Comparada, Estudos Culturais, Estudos Subalternos, Teatro Brasileiro Contemporâneo, Identidade e Dramaturgia. É líder do Grupo de Pesquisa Ícaro (CNPq); membro do GT Dramaturgia e Teatro da ANPOLL e membro associado da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC).

Rômulo Gomes Baena, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Letras, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS, 2018). Mestre em Letras, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS, 2021). Doutorando em Estudos de Linguagens, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, 2026).

Referências

ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. São Paulo: Ateliê Editorial, 2008.

ANDRADE, Carlos Drummond. Congresso internacional do medo. In: ANDRADE, Carlos Drummond. Antologia Poética. 12. ed. Rio de Janeiro: José Olympio. 1978, p. 108-109.

DERRIDA, Jacques. Força de lei: o fundamento místico da autoridade. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007.

D’OLIVEIRA, Armando Mora. Wittgenstein: vida e obra. In: WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1999, p. 5-16.

PASSÔ, Grace. Congresso internacional do medo. Rio de Janeiro: Cobogó, 2008.

SAFATLE, Vladimir. É racional parar de argumentar. In: DUNKER, Christian; FUKS, Julián; SAFATLE, Vladimir; TEZZA, Cristovão; TIBURI, Marcia. Ética e pós-verdade. São Paulo: Litercultura, 2018, p. 125-136.

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Publicado

22/06/2023

Como Citar

Enedino, W. C., & Baena, R. G. (2023). CONGRESSO INTERNACIONAL DO MEDO, DE GRACE PASSÔ: UMA CRÍTICA À RAZÃO ARGUMENTATIVA. Revista De Letras Norte@mentos, 16(43). https://doi.org/10.30681/rln.v16i43.10931

Edição

Seção

Dossiê Temático - Literatura, Gênero e Raça