A VIOLÊNCIA DE GÊNERO E A DESUMANIZAÇÃO FEMININA EM HERDEIRAS DO MAR (2018), DE MARY LYNN BRACHT

Authors

  • Elis Regina Fernandes Alves Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Danielle Fabrício dos Santos Universidade Federal do Amazonas
  • Sara Almieira da Rocha Universidade Federal do Amazonas - UFAM

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v17i47.12173

Keywords:

mulheres de conforto, violência de gênero, Herdeiras do Mar

Abstract

Este artigo objetiva analisar a obra Herdeiras do Mar, de Mary Lynn Bracht, focando na personagem feminina Hana e sua condição como uma mulher de conforto. Ao tratar dos papéis de gênero, sua violência e a condição das mulheres coreanas, foram utilizados autores como Beauvoir (2019a, 2019b), Okamoto (2013), entre outros. Em seguida, utilizou-se Showalter (2014), para relacionar a obra às fases da escrita de autoria feminina. A pesquisa ainda analisou o simbolismo do mar na obra, baseando-se em Chevalier (2001). Por fim, verificou-se a desumanização de personagens que se assemelhem à figura da prostituta dentro dos moldes literários.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Elis Regina Fernandes Alves, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Possui graduação em Letras- Língua Inglesa e Língua Portuguesa- pela UEM- Universidade Estadual de Maringá (2003), mestrado em Letras pela mesma Universidade (2007), e doutorado em Letras pela UNESP de São José do Rio Preto (2018). É professora adjunta da Universidade Federal do Amazonas- UFAM, no curso de Letras- Língua e Literaturas Portuguesa e Inglesa no IEAA- Instituto de educação, agricultura e ambiente da cidade de Humaitá- AM. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura de Língua Inglesa. Leciona as disciplinas de Literaturas Inglesa e Norte Americana, Língua Inglesa, TCC e Estágio. Atua no PPGL-UFAM (Manaus), orientando, principalmente em temáticas voltadas à crítica literária feminista, feminismo negro, interseccionalidade, feminismo decolonial, memória e pós-colonialismo. 

Danielle Fabrício dos Santos, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Letras - Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Inglesa, pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Já atuou como professora substituta do magistério superior, na área de Língua Inglesa. Mestranda em Letras - Estudos Literários, no Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL, pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, com pesquisa na área do Feminismo negro e Interseccionalidade. Possui experiência na área de Letras, com foco na Literatura e na Língua Inglesa

Sara Almieira da Rocha, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Possui graduação em Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Inglesa pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2021), pós-graduação Lato Sensu em Letras: Português e Literatura pela Faculdade Fleming Cerquilho - FAVENI (2022) e em Tecnologias Educacionais para a Docência em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2022). Pesquisadora na área de Letras, com foco em Literatura. Atualmente é mestranda em Letras - Estudos Literários, no Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL, pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM

References

AZENHA, Tatiana Sofia Fonseca. O sistema de conforto e o papel dos movimentos feministas na questão das mulheres de conforto na Coreia do Sul (1905-2015). Lisboa, 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Asiáticos) - FCH, UCP.

BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: fatos e mitos. Tradução de Sérgio Milliet. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019a.

BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: a experiência vivida. Tradução de Sérgio Milliet. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019b.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Trad. Maria Helena Kühner. 9 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

BRACHT, Mary Lynn. Herdeiras do Mar. Tradução Júlia de Souza. 1 ed. – São Paulo: Paralela, 2020.

BRACHT, Mary Lynn. Entrevista: Mary Lynn Bracht, autora de “Herdeiras do mar”. Taglivros, 2020. Disponível em: https://www.taglivros.com/blog/entrevista-mary-lynn-bracht-tag-livros/. Acesso em 20 de dezembro de 2023.

CHEVALIER, Jean. Dicionário de símbolos: (mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números). 16 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2001.

LERNER, Gerda. A criação do patriarcado: história da opressão das mulheres pelos homens. São Paulo: Cultrix, 2019.

OKAMOTO, Julia Yuri. AS “MULHERES DE CONFORTO” DA GUERRA DO PACÍFICO. Revista De Iniciação Científica Em Relações Internacionais, v. 1, n. 1, p. 91–108, 2013.

PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2019.

SAFFIOTI, Heleieth. Gênero patriarcado e violência. 2 ed. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2015.

SHOWALTER, Elaine. A Literature of their Own: British Women novelists from Brontë to Lessing. New Jersey: Princeton Up, 2014.

Published

2024-05-02

How to Cite

Alves, E. R. F., Santos, D. F. dos, & Rocha, S. A. da. (2024). A VIOLÊNCIA DE GÊNERO E A DESUMANIZAÇÃO FEMININA EM HERDEIRAS DO MAR (2018), DE MARY LYNN BRACHT. Revista De Letras Norte@mentos, 17(47). https://doi.org/10.30681/rln.v17i47.12173

Issue

Section

Artigos Estudos Literários