ECOS SHAKESPEARIANOS EM TEORIA DO MEDALHÃO

Autores/as

  • Julio Cesar Larroyd de Barros UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v17i47.12181

Palabras clave:

Machado de Assis, William Shakespeare, Intertextualidade.

Resumen

Inúmeros são os textos que investigaram a presença de Shakespeare na obra de Machado de Assis, apontando desde inferências sutis a paráfrases explícitas. O presente artigo inclui-se nesta lista ao tomar como objeto de análise o excerto do ato I, cena III, da Tragédia de Hamlet, em que a personagem Polônio dá valorosos conselhos ao seu filho Laertes. O conto Teoria do Medalhão, de Machado de Assis, está estruturado de forma análoga: um pai aconselha seu filho. A proposta deste artigo é analisar a relação “palimpsestuosa” entre o conto machadiano e o excerto de Shakespeare.

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Biografía del autor/a

Julio Cesar Larroyd de Barros, UFRGS

Licenciado em Letras pela FATIPUC (2017); Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (2020); Possui especialização em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (2019); Mestre em teoria da Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul é pesquisador vinculado ao grupo de pesquisa Textualidades inquietas: entre frutos estranhos e as expansões contemporâneas, coordenado pela professora Rita Lenira Bittencourt. Interessado nas interfaces entre literatura e outras artes, investiga as aproximações entre teatro, literatura e filosofia

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Publicado

2024-05-02

Cómo citar

Barros, J. C. L. de. (2024). ECOS SHAKESPEARIANOS EM TEORIA DO MEDALHÃO. Revista De Letras Norte@mentos, 17(47). https://doi.org/10.30681/rln.v17i47.12181

Número

Sección

Artigos Estudos Literários