A VARIAÇÃO SOCIAL SOB O OLHAR DOS FALANTES PEDREIRENSES
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v18i55.14417Palavras-chave:
Sociolinguística, Variação social, Preconceito linguístico, PercepçãoResumo
A Sociolinguística é uma área de estudos que surge em confronto aos estudos estruturalistas saussurianos, principalmente ao conceber que a língua não é um sistema autônomo e intocável. A presente pesquisa surgiu do interesse de contribuir para o acervo acadêmico da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus de Pedreiras, visto que essa temática ainda possui poucas pesquisas que problematizam a diversidade linguística local, mesmo a região fazendo parte tanto da Amazônia legal maranhense. Diante disso, levantou-se a seguinte problemática: como os falantes pedreirenses reconhecem as variações sociais? Desse modo, selecionou-se um quadro de expressões e gírias como palavras utilizadas em contextos socio discursivos coletados na internet. O objetivo geral deste estudo é analisar os fatores que influenciam as percepções dos falantes sobre as variações sociais da língua. Para alcançar esse propósito, buscou-se explorar os estereótipos linguísticos associados à variedade social em questão por meio do discurso direto coletado, assim como comparar as percepções de diferentes grupos sociais sobre as expressões postas em análise; e por fim gerar gráficos que proporcionem uma visão quantitativa e qualitativa sobre o fenômeno estudado. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica e de campo, situada na perspectiva da Sociolinguística Variacionista, adotando abordagens qualitativa e quantitativa. Para tanto, fundamentamos a investigação em estudos de Labov (2008), Bagno (1999) e Saussure (2006). Por fim, nossas análises permitiram compreender que os falantes pedreirenses atribuem as variações sociais principalmente aos jovens, associadas predominantemente ao sexo masculino, percepção essa motivada pelo preconceito linguístico em relação a linguagem dos jovens.
Downloads
Referências
ALKMIN, T. Sociolinguística. In MUSSALIN, F.; BENTES, A. C. (Orgs.). Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. Vol. 1. 8ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012.
BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. Edições Loyola, 1999.
DEMO, Pedro. Metodologia do Conhecimento Científico. Disponível em: https://youtu.be/7hLqaJLQ5Q4. Acesso em:05. Out. 2025.
LABOV, William. Padrões sociolinguísticos. Trad. Marcos Bagno; Maria Marta Pereira Scherre; Caroline Rodrigues Cardoso. São Paulo: Parábola, 2008.
SAUSSURE, Ferdinand. Curso de Linguística Geral. Parábola Editorial, 2006
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Revista de Letras Norte@mentos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais