A (RE)CONSTRUÇÃO DO HUMOR NA DOENÇA DE ALZHEIMER EM ESTÁGIO INICIAL: COMPREENSÃO DE TROCADILHOS

Autores

  • Nathália Luiz de FREITAS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS - Câmpus Poços de Caldas.

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v7i14.6942

Resumo

Objetiva-se investigar, com base nas teorias da Relevância e da Integração Conceptual, fatores linguísticos e sociocognitivos envolvidos na interpretação de dois trocadilhos por sujeitos com a Doença de Alzheimer (DA) em estágio inicial. Foram formados o grupo Clínico – sujeitos com DA – e o grupo Controle, para submissão ao Protocolo de Textos Humorísticos. Os sujeitos do grupo Clínico apresentaram desempenho significativamente inferior ao do grupo Controle, sendo que os indivíduos diagnosticados com DA foram capazes de reconstruir totalmente o percurso humorístico de um trocadilho. As tentativas interpretativas dos sujeitos com DA foram dependentes de pistas fornecidas durante os processos dialógicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathália Luiz de FREITAS, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS - Câmpus Poços de Caldas.

Bacharel em Estudos Linguísticos, Licenciada em Língua Portuguesa e Mestre em Letras: Estudos da Linguagem, ambos pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS - Câmpus Poços de Caldas.

Downloads

Publicado

21/12/2014

Como Citar

FREITAS, N. L. de. (2014). A (RE)CONSTRUÇÃO DO HUMOR NA DOENÇA DE ALZHEIMER EM ESTÁGIO INICIAL: COMPREENSÃO DE TROCADILHOS. Revista De Letras Norte@mentos, 7(14). https://doi.org/10.30681/rln.v7i14.6942