A PROJEÇÃO IMAGINÁRIA DO SUJEITO “IDEAL” NO DISCURSO DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Amilton Flávio Coleta LEAL
  • Ana Luiza Artiaga Rodrigues da MOTTA
  • Ana Maria Di RENZO

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v7i14.6955

Resumo

Nesta escrita propomos discutir conceitos de língua postos pelas políticas do/no Exame Nacional do Ensino Médio, doravante ENEM, enquanto instrumento avaliador e quantificador das competências dos alunos. Refletiremos sobre os direcionamentos das políticas de Estado na prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em relação ao cenário escolar. Ancorados na Teoria da Análise de Discurso de Michel Pêcheux, na França e Eni Orlandi, no Brasil, discutiremos a posição sujeito-aluno no discurso do ENEM. Entendemos que esse sistema se circunscreve numa política de avaliação que vai além da certificação do Ensino Médio e ingresso no Ensino Superior.

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Publicado

21/12/2014

Como Citar

LEAL, A. F. C., MOTTA, A. L. A. R. da, & RENZO, A. M. D. (2014). A PROJEÇÃO IMAGINÁRIA DO SUJEITO “IDEAL” NO DISCURSO DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. Revista De Letras Norte@mentos, 7(14). https://doi.org/10.30681/rln.v7i14.6955