A PERSPECTIVA DIALÓGICA NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM LEITURA DE CHARGES

Autores

  • Maria Anunciada Nery Rodrigues de PAULA Instituto Federal do Tocantins-IFTO

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v8i16.7000

Resumo

Este trabalho abordará a leitura e suas relações com a construção de conhecimento, analisando a imbricação do visual e do verbal em charges selecionadas do jornal Folha de S. Paulo, objetivando contribuir com o ensino de leitura como prática social. Quanto à concepção de linguagem, adotamos a perspectiva dialógica, representada por Bakhtin e seu Círculo, que considera a linguagem como um processo interativo, social, histórico e dialógico. Como resultado, constatamos a viabilidade e a importância de se utilizar a charge como subsídio para o ensino de leitura, uma vez que possibilita o aluno adentrar em outros universos, conhecer outros discursos, discutir sua realidade e ter novas maneiras de expressar sua opinião.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Anunciada Nery Rodrigues de PAULA, Instituto Federal do Tocantins-IFTO
    Doutora em Lingüística pela Universidade Federal da Paraíba. Desenvolve pesquisas vinculadas à Lingüística Aplicada com atuação nos seguintes temas: produção textual, gêneros, letramento e formação docente. Possui artigos publicados em livros, revistas e anais de congressos. Atualmente é professora do Instituto Federal do Tocantins - Campus Porto Nacional, atuando no ensino superior e médio.

Downloads

Publicado

30/07/2015

Como Citar

A PERSPECTIVA DIALÓGICA NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM LEITURA DE CHARGES. (2015). Revista De Letras Norte@mentos, 8(16). https://doi.org/10.30681/rln.v8i16.7000