A PERSPECTIVA DIALÓGICA NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM LEITURA DE CHARGES
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v8i16.7000Abstract
Este trabalho abordará a leitura e suas relações com a construção de conhecimento, analisando a imbricação do visual e do verbal em charges selecionadas do jornal Folha de S. Paulo, objetivando contribuir com o ensino de leitura como prática social. Quanto à concepção de linguagem, adotamos a perspectiva dialógica, representada por Bakhtin e seu Círculo, que considera a linguagem como um processo interativo, social, histórico e dialógico. Como resultado, constatamos a viabilidade e a importância de se utilizar a charge como subsídio para o ensino de leitura, uma vez que possibilita o aluno adentrar em outros universos, conhecer outros discursos, discutir sua realidade e ter novas maneiras de expressar sua opinião.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Revista de Letras Norte@mentos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais