MATRICULO-ME, LOGO EXISTO: EFEITOS DO VERBAL E DO NÃO-VERBAL NA PRODUÇÃO DE SENTIDOS

Autores

  • Ederson Luís Silveira Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Nathan Bastos de Souza Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v10i22.7125

Resumo

O presente trabalho visa empreender um exercício de interpretação a partir de dois cartazes comerciais de vestibulares de universidades particulares tendo como referencial teórico a análise de discurso francesa de linha pecheutiana. Levando em consideração a relação entre a língua e a história é necessário perceber o texto como peça de linguagem atravessado por sentidos e diversas subjetividades, ambos inscritos em distintas formações discursivas. Os resultados apontam para a formação ideológica mercadológica/capitalista que subjaz a concepção de ensino como mercadoria.

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Biografia do Autor

Ederson Luís Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestre e doutorando em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC; pós-graduando em Ontologia e Epistemologia, Membro pesquisador do Grupo Formação de Professores de Línguas e Literatura - FORPROLL/CNPq e do  Grupo de Estudos em Territorialidades da Infância e Formação Docente (GESTAR/CNPq). Têm interesse e formação no campo de estudos literários, linguísticos e filosóficos sobretudo em torno de autores como Bakhtin, Blanchot, Butler, Foucault, Lacan e Pêcheux.

Nathan Bastos de Souza, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Mestrando em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR; Graduado em Letras Espanhol pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA (RS); membro do Grupo de Estudos Bakhtinianos do Pampa (GEBAP/UNIPAMPA) e do Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso (GEGe/UFSCar).


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Publicado

23/06/2017

Como Citar

Silveira, E. L., & Souza, N. B. de. (2017). MATRICULO-ME, LOGO EXISTO: EFEITOS DO VERBAL E DO NÃO-VERBAL NA PRODUÇÃO DE SENTIDOS. Revista De Letras Norte@mentos, 10(22). https://doi.org/10.30681/rln.v10i22.7125