A REPRESENTAÇÃO SOCIAL NO CONTO UM LADRÃO, DE GRACILIANO RAMOS

Autores

  • Carla Carolina Moura Barreto Universidade Federal de Roraima (UFRR)
  • Rosangela Costa de Abreu Universidade Federal de Roraima (UFRR)
  • Odilon Rosa Correa Universidade Federal de Roraima (UFRR)

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v11i24.7206

Resumo

O caráter social da literatura assume um importante papel na construção da capacidade reflexiva do leitor e visa despertar uma visão crítica da realidade na qual ele, leitor, está inserido. O presente artigo tem como propósito levantar alguns aspectos críticos da escrita de Graciliano Ramos, especificamente em seu conto Um ladrão, da obra Insônia (1947), a fim de destacar a importância da literatura enquanto ferramenta para a crítica social - uma vez que a literatura não se limita a ser um mero instrumento de entretenimento, mas pode, por vezes, proporcionar um retrato esteticamente elaborado da realidade - bem como expor a reflexiva literatura engajada de Ramos, a partir da análise do referido conto, no qual ele nos mostra como um indivíduo de classe baixa pode vir a sofrer rejeição por parte da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Carolina Moura Barreto, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Atua nas áreas de Literatura Brasileira, Literaturas de língua espanhola e ensino de literaturas na educação básica.

Rosangela Costa de Abreu, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Atua nas áreas de Literaturas de língua espanhola e estudos linguísticos.

Odilon Rosa Correa, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Professor de Literatura Brasileira do Curso de Letras da Universidade Federal de Roraima (UFRR), doutor em Letras (área de concentração em Estudos de Literatura, subárea de Literatura Comparada). Defendeu tese de doutorado intitulada "Estudo comparativo dos romances Galantes Memórias e Admiráveis Aventuras do Virtuoso Conselheiro Gomes, O Chalaça e Memórias Póstumas de Brás Cubas, pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

22/01/2018

Como Citar

Barreto, C. C. M., de Abreu, R. C., & Correa, O. R. (2018). A REPRESENTAÇÃO SOCIAL NO CONTO UM LADRÃO, DE GRACILIANO RAMOS. Revista De Letras Norte@mentos, 11(24). https://doi.org/10.30681/rln.v11i24.7206