MITO E POESIA, ESPAÇOS INTERCAMBIÁVEIS

Autores

  • Luciano Marcos Dias Cavalcanti Universidade Vale do Rio Verde

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v11i24.7218

Resumo

A literatura está estreitamente associada à dimensão mítica porque uma das fortes marcas da natureza literária (como a do mito) é promover o encontro do indivíduo com a memória profunda (anamnese) da cultura. A literatura – e mais especificamente a linguagem poética – quer reviver a experiência primeira da nomeação das coisas do mundo como nos primórdios. Esta experiência é essencialmente poética, inaugural situação que coloca em campos análogos o mito e a poesia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciano Marcos Dias Cavalcanti, Universidade Vale do Rio Verde

    Licenciado em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto, Mestre em Letras – Teoria Literária pela FALE/UFMG, Doutor em Teoria e História Literária pelo IEL/UNICAMP. Realizou estágio de pós-doutorado no Departamento de Literatura Brasileira da UNESP/Araraquara. É professor de Teoria Literária e Literatura Brasileira no Mestrado em Letras da Universidade Vale do Rio Verde (UninCor) e pesquisador líder do grupo de pesquisa Minas Gerais: Diálogos. É autor de Metamorfoses de Orfeu: a “utopia” poética na lírica final de Jorge de Lima (2015), Música Popular Brasileira e Poesia: a valorização do “pequeno” em Chico Buarque e Manuel Bandeira (2007), organizador da coletânea Minas Gerais: Diálogos – Estudos de Literatura e Cultura (2013), tem vários artigos publicados em revisas especializadas. Desde 2012 é editor da Revista Recorte.

Downloads

Publicado

22/01/2018

Como Citar

MITO E POESIA, ESPAÇOS INTERCAMBIÁVEIS. (2018). Revista De Letras Norte@mentos, 11(24). https://doi.org/10.30681/rln.v11i24.7218