RELAÇÕES INTERARTES: POESIA E PINTURA EM MATO GROSSO

Autores

  • Adriana Lins Precioso Universidade do Estado de Mato Grosso
  • José da Silva Araújo Júnior Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v15i38.7737

Resumo

O presente artigo tem como escopo tratar de aspectos que auxiliem a aplicação da semiótica nas relações interartes. Dessa forma, realizar-se-á um estudo comparativo entre o poema Confissão do Latifúndio, do poeta Pedro Casaldáliga (2006) e a pintura da artista plástica Mari Bueno, denominada Esperança (2009). O exame dessas duas áreas de conhecimento será feita a luz da semiótica, amparadas pelas contribuições de Greimas (1917-1992), Pietroforte (2006) e Bosi (2000). Sendo assim, a confluência da obra literária numa pintura, desempenha papel transformador que pode convergir para um mesmo fim, humanizar e transformar o indivíduo.

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Biografia do Autor

Adriana Lins Precioso, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professora Doutora do Departamento de Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Campus de Sinop.

José da Silva Araújo Júnior, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Letras – PPGLetras, Linha: Estudos Literários, da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Campus de Sinop.

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Publicado

24/02/2022

Como Citar

Precioso, A. L., & Araújo Júnior, J. da S. (2022). RELAÇÕES INTERARTES: POESIA E PINTURA EM MATO GROSSO. Revista De Letras Norte@mentos, 15(38). https://doi.org/10.30681/rln.v15i38.7737

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