REFLEXÕES SOBRE AS AÇÕES DE FORTALECIMENTO LINGUÍSTICO NA ALDEIA TRÊS JACUS, EM SAPEZAL – MATO GROSSO

Autores

  • Áurea Cavalcante Santana
  • Alex Feitosa Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v14i37.7750

Resumo

Temos como objetivo, neste artigo, apresentar reflexões sobre algumas ações de fortalecimento linguístico na comunidade Wakalitesu, aldeia Três Jacus da Terra Indígena Tirecatinga, território situado em Sapezal – MT. As ações relatadas foram desenvolvidas pelos integrantes do Grupo de Pesquisa Estudos, Descrição e Documentação de Línguas Indígenas – GEDDELI, vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso. Como embasamento teórico-metodológico, consideramos os estudos acerca do fortalecimento linguístico em comunidades indígenas brasileiras, como Santana (2012) e Pimentel da Silva (2017). Para a confecção deste texto, trazemos algumas informações sobre a formação do Grupo de Pesquisa e, também, pontuamos aspectos relevantes da realidade sociolinguística da aldeia Três Jacus e, nesse sentido, destacamos a coexistência das línguas: Wakalitesu, Halotesu, Negarotê, Mamaindê, Paresi e Português na comunidade. Baseados na perspectiva de que as ações de fortalecimento linguístico subsidiam a pesquisa e vice-versa, apresentamos a nossa metodologia de trabalho e refletimos sobre os seus desdobramentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Áurea Cavalcante Santana

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora do Programa de PósGraduação em Estudos de Linguagem (UFMT)

Alex Feitosa Oliveira

Doutorando e Mestre em Estudos de Linguagem (UFMT). Professor da Educação Básica da Rede Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT)

Downloads

Publicado

29/10/2021

Como Citar

Santana, Áurea C., & Oliveira, A. F. (2021). REFLEXÕES SOBRE AS AÇÕES DE FORTALECIMENTO LINGUÍSTICO NA ALDEIA TRÊS JACUS, EM SAPEZAL – MATO GROSSO. Revista De Letras Norte@mentos, 14(37). https://doi.org/10.30681/rln.v14i37.7750