REFLEXÕES SOBRE AS AÇÕES DE FORTALECIMENTO LINGUÍSTICO NA ALDEIA TRÊS JACUS, EM SAPEZAL – MATO GROSSO

Autores

  • Áurea Cavalcante Santana
  • Alex Feitosa Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v14i37.7750

Resumo

Temos como objetivo, neste artigo, apresentar reflexões sobre algumas ações de fortalecimento linguístico na comunidade Wakalitesu, aldeia Três Jacus da Terra Indígena Tirecatinga, território situado em Sapezal – MT. As ações relatadas foram desenvolvidas pelos integrantes do Grupo de Pesquisa Estudos, Descrição e Documentação de Línguas Indígenas – GEDDELI, vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso. Como embasamento teórico-metodológico, consideramos os estudos acerca do fortalecimento linguístico em comunidades indígenas brasileiras, como Santana (2012) e Pimentel da Silva (2017). Para a confecção deste texto, trazemos algumas informações sobre a formação do Grupo de Pesquisa e, também, pontuamos aspectos relevantes da realidade sociolinguística da aldeia Três Jacus e, nesse sentido, destacamos a coexistência das línguas: Wakalitesu, Halotesu, Negarotê, Mamaindê, Paresi e Português na comunidade. Baseados na perspectiva de que as ações de fortalecimento linguístico subsidiam a pesquisa e vice-versa, apresentamos a nossa metodologia de trabalho e refletimos sobre os seus desdobramentos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Áurea Cavalcante Santana
    Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora do Programa de PósGraduação em Estudos de Linguagem (UFMT)
  • Alex Feitosa Oliveira
    Doutorando e Mestre em Estudos de Linguagem (UFMT). Professor da Educação Básica da Rede Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT)

Downloads

Publicado

29/10/2021

Como Citar

REFLEXÕES SOBRE AS AÇÕES DE FORTALECIMENTO LINGUÍSTICO NA ALDEIA TRÊS JACUS, EM SAPEZAL – MATO GROSSO. (2021). Revista De Letras Norte@mentos, 14(37). https://doi.org/10.30681/rln.v14i37.7750