O HUNSRÜCKISCH E A RELIGIÃO NA EX-COLÔNIA DE SANTA ISABEL, DOMINGOS MARTINS-ES

Autores

  • Aparecida da Penha Krohling Christ
  • Edenize Ponzo Peres
  • Allan Costa Stein

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v14i37.7758

Resumo

A religião pode contribuir para a manutenção de línguas minoritárias e, no contato que ocorreu entre o Hunsrückisch e o Português, na ex-colônia de Santa Isabel, Domingos Martins-ES, ela foi um fator de destaque. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é investigar a importância da religião no processo de manutenção/substituição do Hunsrückisch nessa região. Para isso, valemo-nos de 16 entrevistas com descendentes de imigrantes alemães entre 52 e 93 anos e de fontes históricas, como livros e Relatórios da Província do Espírito Santo. Nossos resultados demonstram que a religião luterana contribuiu para a manutenção do Hunsrückisch na ex-Colônia, diferentemente do catolicismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aparecida da Penha Krohling Christ
    Doutora e Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Técnica em Assuntos Educacionais da Ufes
  • Edenize Ponzo Peres
    Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-Doutora pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Mestre em Educação pela UFMG. Doutoranda em Letras pela PUC-Minas. Professora aposentada da Ufes, atuando como voluntária nessa IES. Professora do Mestrado Profissional em Letras – Profletras-UFRN/Ifes.
  • Allan Costa Stein
    Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Estudos Linguísticos pela Ufes. Professor Orientador de TCC no Curso de Letras Italiano (EaD) da Ufes.

Downloads

Publicado

29/10/2021

Como Citar

O HUNSRÜCKISCH E A RELIGIÃO NA EX-COLÔNIA DE SANTA ISABEL, DOMINGOS MARTINS-ES. (2021). Revista De Letras Norte@mentos, 14(37). https://doi.org/10.30681/rln.v14i37.7758