PASSADO – PRESENTE – FUTURO? A MANUTENÇÃO DA LÍNGUA HÚNGARA NO BRASIL

Autores

  • Timea Thomázy

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v14i37.7759

Resumo

O artigo objetiva apresentar a manutenção da língua húngara e a sua história no Brasil. Aplicouse o pilar metodológico da vitalidade2 dos grupos minoritários e seus fatores característicos, pressupondo extensas pesquisas bibliográficas, análise quantitativa e qualitativa através do questionário de vitalidade e entrevistas, tendo a seguinte hipótese: línguas minoritárias não prevalecem sem inclusão educacional e a redução dos domínios da língua húngara elevam o risco da sua extinção. Por fim, os resultados alcançados demonstram a necessidade da cooficialização brasileira, a promoção e a revitalização da língua, e a cooperação das comunidades húngarobrasileiras, utilizando-se principalmente de um robusto sistema educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Timea Thomázy

Doutoranda em Multilinguismo pela Universidade de Pannonia, Veszprém, Hungria. Bacharele e mestre em Antropologia cultural pela Universidade de Miskolc, Hungria. Mestre em Gerenciamento Eletrônico Governamental pela Universidade de Pannonia, Veszprém, Hungria. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa dos Estudos Húngaros da USP, São Paulo, Brasil. Aluna de mestrado em Estudos Húngaros e em ensino de húngaro como língua estrangeira, Universidade de Pécs, Hungria.

Downloads

Publicado

29/10/2021

Como Citar

Thomázy, T. (2021). PASSADO – PRESENTE – FUTURO? A MANUTENÇÃO DA LÍNGUA HÚNGARA NO BRASIL. Revista De Letras Norte@mentos, 14(37). https://doi.org/10.30681/rln.v14i37.7759