TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: A MOVIMENTAÇÃO/TRANSIÇÃO DIDÁTICA DOS SABERES EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v11i27.7406Resumen
Este texto visa refletir sobre o conceito de Transposição Didática de Chevallard (2009), naformação docente. Pretende-se ponderar sobre a internalização/aprendizagem do conceito pelosprofessores e a ação destes em sala de aula na movimentação/transição entre os saberes sábios/aensinar/ensinados, e sua relação com a noosfera, conforme as etapas da Transposição e asimplicações que as atividades determinam, até a construção de conhecimentos pelos estudantes.Analisamos como corpus o “Orientativo Sala de Educador 2015”, documento base da formaçãodocente do ensino público em Mato Grosso. O quadro teórico-metodológico está composto deautores como Chevallard, Halté, Petitjean, dentre outros.Descargas
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Publicado
2018-10-15
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Artigos
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Cómo citar
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: A MOVIMENTAÇÃO/TRANSIÇÃO DIDÁTICA DOS SABERES EM SALA DE AULA. (2018). Revista De Letras Norte@mentos, 11(27). https://doi.org/10.30681/rln.v11i27.7406