“A GENTE QUER UMA SEGUNDA LÍNGUA PARA ALÉM DE UMA LISTA DE CONTEÚDOS”:
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BI/MULTI/PLURILÍNGUES NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA BILÍNGUE PÚBLICA
DOI :
https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11398Mots-clés :
Educação Bilíngue, Educação Plurilíngue, Ensino Público, Prática DocenteRésumé
No ano de 2018, por meio de Decreto Municipal, duas escolas da rede pública municipal de ensino de Blumenau/Santa Catarina, se tornaram bilíngues, expandindo a Educação Bilíngue pública no município. Até 2024, 60% das escolas municipais devem ser bilíngues. Contudo, este processo exige posicionamentos e decisões conceituais por parte dos professores. Neste ínterim, propomos caracterizar concepções de educação bi/multi/plurilíngue imbuídas nas vozes e práticas de docentes de duas profissionais atuantes em uma Escola Bilíngue pública de Blumenau. Os dados revelam que conceitos bem estruturados aliados a práticas sólidas podem contribuir de forma positiva para a educação bi/multi/plurilíngue pública.
Téléchargements
Références
BAKER, Colin. Foundations of Bilingual Education and Bilingualism. 3rd ed. UK: Multilingual Matters, 2001.
BHATIA, Tej K.; RITCHIE, William C. (Ed.). The Handbook of Bilingualism and Multilingualism. UK: John Wiley & Sons, 2014.
BLUMENAU. PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU. Decreto nº 11.850, de 24 de julho de 2018. Dispõe sobre a criação no sistema municipal de ensino de Blumenau da Escola Bilíngue nas Escolas Básicas Municipais Erich Klabunde e Profº Fernando Ostermann. Blumenau/SC. 2018.
BLUMENAU. Blumenau terá mais escolas bilíngues a partir de 2022. Disponível em https://www.blumenau.sc.gov.br/secretarias/secretaria-de-educacao/semed/blumenau-teraa-mais-sete-escolas-bilaingues-a-partir-de-202220#:~:text=Atualmente%20a%20Rede%20possui%2011,)%2C%20que%20atendem%201.197%20estudantes. Acesso em: 16 de agosto de 2022.
BRASIL. Parecer CNE/CEB 2/2020. Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue. Brasília: MEC, 2020. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/programa-mais-educacao/30000-uncategorised/85191-parecer-ceb-2020.> Acesso em: 02 jun. 2022.
BUONOCORE, Raquel Siqueira. Educação Plurilíngue: Reverberações de conceitos de língua inglesa e educação linguística em uma escola bilíngue pública no município de Blumenau/SC. Dissertação (mestrado). Mestrado em Educação, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau/SC, 2023.
BUONOCORE, Raquel Siqueira; BAILER, Cyntia. Ensino de inglês no contexto da educação plurilíngue: reflexões do/para chão da sala de aula. Blumenau: Ed. do autor, 2023. Disponível em: <https://bu.furb.br/docs/LD/2023/369365_1_1.pdf>. Acesso em: 20 jul 2023.
CANAGARAJAH, Suresh. The plurilingual tradition and the English language in South Asia. AILA Review, v. 22, n. 1, p. 5-22, 2009.
CAVALCANTI, Marilda C.; MAHER, Terezinha M. Contemporary Brazilian Perspectives on Multilingualism: An Introduction. In: CAVALCANTI, M. C.; MAHER, T. M. (Ed.). Multilingual Brazil: Language resources, identities and ideologies in a globalized world. Routledge, 2018, p. 1-15.
CENOZ, Jasone. Defining multilingualism. Annual review of applied linguistics, v. 33, p. 3-18, 2013.
COOK, Vivian. Second language learning and language teaching. New York: Routledge, 2016.
COUNCIL OF EUROPE. Common European Framework of Reference for Languages: Learning, teaching, assessment – Companion volume, Council of Europe Publishing, Strasbourg, 2020. Disponível em <https://www.coe.int/en/web/common-european-framework-reference-languages> Acesso em: 22 de jul. 2023.
EL KADRI, Michele Salles; GIMENEZ, Telma. Formando professores de inglês para o contexto do inglês como língua franca. Acta Scientiarum. Language and Culture, v. 35, n. 2, p. 125-133, 2013.
FINGER, Ingrid; ALVES, Ubiratã Kickhöfel; ARÊAS DA LUZ FONTES, Ana Beatriz; ORTIZ PREUSS, Elena. Diálogos em multilinguismo: uma discussão sobre as pesquisas realizadas no LABICO/UFRGS. Letrônica, v. 9, p. 97-113, 2016.
FINGER, Ingrid. The effects of exposure in the cognitive and proficiency development in bilingual education. 02/09/2022. Evento online BRAZ-TESOL Mind Brain and Education Special Interest Group.
FRITZEN, Maristela Pereira. O olhar da etnografia no fazer pesquisa qualitativa: algumas reflexões teórico-metodológicas. O olhar da etnografia em contextos educacionais: interpretando práticas de linguagem. Blumenau, SC: Edifurb, p. 55-71, 2012.
FRITZEN, Maristela Pereira; EWALD, Luana. Reflexões sobre políticas de educação linguística em contexto plurilíngue. Educação & Realidade, v. 41, p. 491-512, 2016.
GARCÍA, Ofelia; OTHEGUY, Ricardo. Plurilingualism and translanguaging: commonalities and divergences, International Journal of Bilingual Education and Bilingualism, v. 23, n. 1, p. 17-35, 2020.
GONZALEZ, M. M. Plurilingüismo na Escola Pública: Possíveis Caminhos. Linha D'Água, n. 6, p. 30-33, 1989.
GROSJEAN, François. Bilingual: Life and Reality. Harvard University Press, 2010.
GROSJEAN, François. Who is Bilingual? In: Grosjean, F. The Mysteries of Bilingualism: Unresolved Issues. UK: John Wiley & Sons, 2022.
GROSJEAN, François; BYERS-HEINLEIN, Krista. Bilingual adults and children: A short introduction. In. GROSJEAN, François; BYERS-HEINLEIN, Krista. The listening bilingual: Speech perception, comprehension, and bilingualism, 2018. p. 4-24.
MACARO, Ernesto. English medium instruction. Oxford University Press, 2018.
MARINI, Eduardo. A expansão das escolas bilíngue no Brasil. Revista Educação. Ed. 251. 06 de agosto de 2018. Disponível em < https://revistaeducacao.com.br/2018/08/06/expansao-das-escolas-bilingues-no-brasil/#:~:text=A%20Abebi%20estima%20que%20entre,estudem%20hoje%20em%20unidades%20bil%C3%ADngues.> Acesso em: 20 de jun. 2021.
MARSHALL, Steve; MOORE, Danièle. Plurilingualism amid the panoply of lingualisms: Addressing critiques and misconceptions in education. International Journal of Multilingualism, v. 15, n. 1, p. 19-34, 2018.
MEGALE, Antonieta. Educação bilingue no Brasil. São Paulo: Fundação Santillana, 2019.
MEGALE, Antonieta. Desafios e práticas na Educação Bilíngue. São Paulo: Fundação Santillana, v. 2, 2020.
MEGALE, Antonieta. Educação Bilíngue: como fazer?. São Paulo: Fundação Santillana, 2021.
MEGALE, Antonieta; LIBERALI, Fernanda. Caminhos da educação bilíngue no Brasil: Perspectivas da linguística aplicada. Raído, v. 10, n. 23, p. 9-24, 2016.
OLIVEIRA, Gilvan Müller de. Plurilinguismo no Brasil: repressão e resistência linguística. Synergies Brésil, v. 7, p. 19-26, 2009.
OLIVEIRA, Luciana C. de; HÖFLING, Camila. Bilingual Education in Brazil. In: RAZA, Kashif; COOMBE, Christine; REYNOLDS, Dudley. Policy Development in TESOL and Multilingualism: Past, Present and the Way Forward. Springer, p. 25-37, 2021.
PICCARDO, Enrica. Plurilingualism: Vision, conceptualization, and practices. In. TRIFONAS, P; ARAVOSSITAS, C. Handbook of research and practice in heritage language education, v. 207, p. 207-226, 2018.
PINTO, Maria da Graça Castro. O plurilinguismo: um trunfo?. Revista Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 48, n. 3, p. 369-379, jul./set. 2013.
SANTA CATARINA. CONSELHO ESTADUAL DE SANTA CATARINA. Resolução CEE/SC Nº 087, de 22 de novembro de 2016. Santa Catarina. 2016.
VALLEJO, Claudia; DOOLY, Melinda. Plurilingualism and translanguaging: emergent approaches and shared concerns. Introduction to the special issue. International Journal of Bilingual Education and Bilingualism, v. 23, n. 1, p. 1-16, 2020.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais