OS CLIPES CONTRA A PIRATARIA: CRIME CONTRA QUEM E CONTRA O QUÊ
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7162Resumo
É comum que, antes do início de filme em DVD, encontrem-se anúncios, particulares ou de instituições, contra a pirataria. Neste estudo, são analisados quatro videoclipes relativos à temática e se pretende, ao analisá-los, explicitar a prática discursiva que os condiciona e que, ao que se observa, poderia ser alocada sob seis rubricas: o uso de enunciados fáticos diretos e impositivos; a validação do raciocínio “lógico” por meio de um contorcionismo simuladamente “racional”; a atuação de fundo persuasivo e chantagista; a reflexão de base moralista, performativa e injuntiva; o movimento de gradação encetado de cima para baixo constituindo uma teia aprisionadora; o atendimento aos ditames de cunho pecuniário e financeiro, que, como parece óbvio, não poderia deixar de aparecer. Pretende-se efetuar a reflexão proposta com base nos pressupostos teóricos gerais da Análise de Discurso de linha francesa, sobretudo em relação aos conceitos de paráfrase, eficácia do imaginário, evocação lateral, efeito de cumplicidade e determinação das práticas discursivas, em última instância, pelo componente econômico.
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