CONTEXTO HISTÓRICO DA ESCOLA DO CANELA: UMA CONCEPÇÃO CRIATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE

Autores

  • Maria José de Pinho
  • Maria José da Silva Morais

Palavras-chave:

historicidade do contexto educativo, práticas criativas, adversidade criadora

Resumo

Este artigo objetivou compreender a historicidade da Escola Daniel Batista como propulsora de indícios de criatividade no âmbito da formação continuada de professores. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa documental que possibilitou, através do Projeto Político Pedagógico (PPP), o levantamento do contexto histórico da Unidade de Ensino. No intuito de fundamentar o objeto, realizou-se uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, tendo como participante a professora fundadora desta instituição, sendo utilizado como instrumento entrevista semiestruturada. E, por fim, análise bibliográfica, buscando compreender às concepções de criatividade no contexto educacional, para as transformações das práticas pedagógicas. Os resultados desta pesquisa indicam que as adversidades são momentos para o ser humano refletir e ressignificar práticas desenvolvidas no contexto educativo, além de desvelar o papel da formação continuada de professores como construção de novos caminhos do aprender e ensinar na perspectiva da criatividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2019-09-27

Como Citar

PINHO, Maria José de; MORAIS, Maria José da Silva. CONTEXTO HISTÓRICO DA ESCOLA DO CANELA: UMA CONCEPÇÃO CRIATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 35–55, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1087. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO