O ambiente natural como estímulo ao conhecimento científico na educação infantil: uma reflexão epistemológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/faed.v40i.12946

Palavras-chave:

Educação Infantil, epistemologia, pensamento científico

Resumo

Este artigo oferece uma pesquisa bibliográfica que investiga as correntes epistemológicas da área de ensino. O objetivo proposto é o de refletir sobre o papel do ambiente natural como estímulo ao conhecimento científico para crianças de Educação Infantil, por meio de uma reflexão baseada nas teorias epistemológicas. A metodologia incluiu uma revisão de literatura nas bases de dados Scielo, Google Acadêmico, Revista Eletrônica Olhar de Professor e Livros, utilizando uma abordagem qualitativa. Os resultados indicam que o ambiente natural, pode estimular significativamente o conhecimento científico propiciando abordagem mais contextualizada e envolvente para aprendizagem. A reflexão destaca a importância da interação, mediação do professor e construção ativa do pensamento científico.

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Biografia do Autor

  • Profa. Josenéia Rodrigues Teles, IFMT Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

    Profa. Josenéia Rodrigues Teles

    Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino (PPGEN) Instituto Federal do Estado de Mato Grosso,IFMT.

     

  • Profa. Dra. Marta Maria Pontin Darsie, Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT. Universidade de Cuiabá UNIC.

    Profa. Dra. Marta Maria Pontin Darsie
    Docente Titular do Departamento de Ensino e Organização Escolar
    Instituto de Educação/ Universidade Federal de Mato Grosso
    Programa de Pós Graduação em Educação
    Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática/PPGECM
    Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
    Doutorado em Educação em Ciências e Matemática
    Universidade de Cuiabá / UNIC
    Programa de mestrado em Ensino/ PPGEN

  • Prof. Dr Marcelo Franco Leão, Instituto Federal do Estado de Mato Grosso, IFMT.

    Prof. Doutor Marcelo Franco Leão.

    Docente do Instituto Federal do Estado de Mato Grosso, IFMT.       

    Coordenador   do Programa de Pós Graduação em Ensino (PPGEN) Instituto Federal do Estado de Mato Grosso,IFMT.   

Referências

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Publicado

2024-11-22

Como Citar

RODRIGUES TELES, Josenéia; PONTIN DARSIE, Marta Maria; FRANCO LEÃO, Marcelo. O ambiente natural como estímulo ao conhecimento científico na educação infantil: uma reflexão epistemológica. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 40, p. e402417, 2024. DOI: 10.30681/faed.v40i.12946. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/12946. Acesso em: 29 mar. 2025.