LUDICIDADE E LITERATURA: O DESPERTAR DA FORMAÇÃO DE LEITORES NA INFÂNCIA

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DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2020.33.5369

Resumo

Com o objetivo de contribuir com as discussões relativas à contação de histórias para crianças, abordamos neste artigo algumas das questões que revelam esta prática como um recurso metodológico mediador da aprendizagem e do desenvolvimento das crianças em creches e pré-escolas. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e método bibliográfico que teve como suporte teórico Zilberman (2003); Rojas (2007); Kramer, 2001; Abramovich, (1997); Ariès (1986) entre outros. Os resultados apontaram que a contação de história pode ser considerada como um instrumento prazeroso com efeitos significativos para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças na Educação Infantil e, apontaram também que é relevante que o professor crie ricas e variadas situações de interação e comunicação por meio da ludicidade e da narrativa para que a contação de história se torne ator principal no fazer pedagógico com crianças pequenas.

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Biografia do Autor

  • Edenar Souza Monteiro, Docente do Programa de Mestrado em Ensino (PPGen) Universidade de Cuiabá, Cuiabá, Mato Grosso.
    [1] Doutora em Educação pela UFMT, Docente do Programa de Mestrado em Ensino (PPGen) Universidade de Cuiabá, Cuiabá, Mato grosso, Brasil.
  • Fabiana Flavia de Magalhães Nascimento, Mestranda do Programa de Mestrado em Ensino (PPGen) Universidade de Cuiabá, Cuiabá, Mato Grosso.
    Graduada em Pedagogia pela UFMT, Mestranda do Programa de Mestrado em Ensino (PPGen) Universidade de Cuiabá, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

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Publicado

2020-08-06

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

LUDICIDADE E LITERATURA: O DESPERTAR DA FORMAÇÃO DE LEITORES NA INFÂNCIA. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 53–69, 2020. DOI: 10.30681/21787476.2020.33.5369. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4785.. Acesso em: 23 nov. 2024.

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