LUDICIDADE E LITERATURA: O DESPERTAR DA FORMAÇÃO DE LEITORES NA INFÂNCIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2020.33.5369

Resumen

Com o objetivo de contribuir com as discussões relativas à contação de histórias para crianças, abordamos neste artigo algumas das questões que revelam esta prática como um recurso metodológico mediador da aprendizagem e do desenvolvimento das crianças em creches e pré-escolas. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e método bibliográfico que teve como suporte teórico Zilberman (2003); Rojas (2007); Kramer, 2001; Abramovich, (1997); Ariès (1986) entre outros. Os resultados apontaram que a contação de história pode ser considerada como um instrumento prazeroso com efeitos significativos para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças na Educação Infantil e, apontaram também que é relevante que o professor crie ricas e variadas situações de interação e comunicação por meio da ludicidade e da narrativa para que a contação de história se torne ator principal no fazer pedagógico com crianças pequenas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Edenar Souza Monteiro, Docente do Programa de Mestrado em Ensino (PPGen) Universidade de Cuiabá, Cuiabá, Mato Grosso.
    [1] Doutora em Educação pela UFMT, Docente do Programa de Mestrado em Ensino (PPGen) Universidade de Cuiabá, Cuiabá, Mato grosso, Brasil.
  • Fabiana Flavia de Magalhães Nascimento, Mestranda do Programa de Mestrado em Ensino (PPGen) Universidade de Cuiabá, Cuiabá, Mato Grosso.
    Graduada em Pedagogia pela UFMT, Mestranda do Programa de Mestrado em Ensino (PPGen) Universidade de Cuiabá, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Referencias

ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.

ANDRADE, D. B. S. F. Psicologia: desenvolvimento e aprendizagens em bebês e crianças pequenas / Daniela Barros da Silva Freire. - - Cuiabá: EdUFMT, 2006.

ARIÈS, F. História Social da criança e da família. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

BAKHTIN, M. V. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Secretaria de Educação Fundamental. -- Brasília: MEC/SEF, 1998. v.3.

CARVALHO, B. V. de. A literatura Infantil – visão histórica e crítica. 6ª Ed. São Paulo: Global, 1989.

CUIABÁ, Prefeitura. SME – Secretaria Municipal de Educação. Proposta Pedagógica para a Educação Infantil. Cuiabá, MT: Central de Texto, 2009.

HORN, M. G. S. Sabores, cores, sons, aromas: a organização dos espaços na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

KRAMER, S. Infância e sociedade: o conceito de infância (Cap. I). In: Kramer, Sônia. A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce, 6ª Ed. São Paulo: Cortez, 2001. p. 15-23.

LEARDINI, E. M. F. O contar histórias finalidades e contribuições para criança. In: O contar histórias na educação infantil: em um estudo acerca dos valores atribuídos por professores sobre a importância dessa prática para o desenvolvimento da função simbólica. Campinas: UNICAMP, 2006. 133f.

OLIVEIRA, A. A. de. Linguagem na Educação Infantil III. Literatura Infantil / Cuiabá: EdUFMT, 2008.

ROJAS, J. Jogos, brinquedos e brincadeiras: o lúdico e o processo de desenvolvimento infantil - Cuiabá: EdUFMT, 2007.

SISTO, C. A literatura frequenta a escola..., mas quem conta a história? In: PAROLIN, Isabel. Sou professor: a formação do professor formador / (org). Curitiba: Positivo, 2009.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo. Martins Fontes, 1991.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo. Martins Fontes, 1994.

ZILBERMANN, R. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003.

ZILBERMANN, R; LAJOLO, Marisa. Um Brasil para crianças. Para conhecer a Literatura Infantil: histórias, autores e textos. Rio de Janeiro: Global, 1986.

Publicado

2020-08-06

Número

Sección

ARTIGO

Cómo citar

LUDICIDADE E LITERATURA: O DESPERTAR DA FORMAÇÃO DE LEITORES NA INFÂNCIA. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 53–69, 2020. DOI: 10.30681/21787476.2020.33.5369. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4785.. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a