O FUNDEF E A RECONFIGURAÇÃO DAS RESPONSABILIDADES EDUCACIONAIS ENTRE AS ESFERAS DE GOVERNO NO ESTADO DE MATO GROSSO*

Autores

  • Josete  Maria Cangussú Universidade do Estado de Mato Grosso

Palavras-chave:

FUNDEF,   Gestão e  Financiamento,  Regime  de  Colaboração,   Valorização  do Magistério

Resumo

RESUMO: Este artigo sintetiza  em linhas gerais os  resultados obtidos com a  pesquisa referente aos efeitos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do  Magistério -  FUNDEF sobre  as funções  e a  qualificação docente  no contexto  do regime  de colaboração entre a esfera estadual e municipal no âmbito do Estado de Mato Grosso. O número de matrículas e funções docentes da Educação Básica  foram analisadas a partir do instrumental jurídico do FUNDEF e pelos preceitos fundadores da gestão entre as redes e sistemas. Permitiu desvelar a reconfiguração da divisão de responsabilidade entre as esferas administrativas governamentais, e seus efeitos sobre as funções e a qualificação docente.

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Publicado

2019-09-26

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Seção

ARTIGO

Como Citar

O FUNDEF E A RECONFIGURAÇÃO DAS RESPONSABILIDADES EDUCACIONAIS ENTRE AS ESFERAS DE GOVERNO NO ESTADO DE MATO GROSSO*. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 77–97, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/2773.. Acesso em: 26 dez. 2024.

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