INTER-RELAÇÕES ENTRE A CONCEPÇÃO DO PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO E A PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Helena Faria Barros
  • Dáugima Maria Santos Queiroz
  • Clacy Zan

Palavras-chave:

Formação de Professores, democratização do ensino, prática docente.

Resumo

A pesquisa realizada procurou apreender e analisar a natureza das concepções de democratização de ensino subjacentes à prática pedagógica, dos professores do ensino fundamental da rede pública (estadual) de Campo Grande – MS. A partir das respostas dadas, pode-se inferir que a maior parte dos professores reconhece a democratização como um valor pelos benefícios que pôde proporcionar, mas reconhece, igualmente, que o oferecimento de vagas é, apenas, o início desse processo democrático. No entanto, uma contradição se torna evidente: por um lado aceita-se e defende-se a democratização do ensino como um valor, cuja realização deve ser buscada e por outro, a reprovação é aceita e legitimada com muita segurança e convicção. Embora boa parte dos professores concorde que só vagas não é algo suficiente, não há apontamentos consistentes sobre o que será necessário fazer numa vivência democrática dentro da escola.

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Referências

ADORNO, T. A educação e a emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

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PERRENOUD, P. A pedagogia diferenciada. Porto Alegre: Artmed, 2000.

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Publicado

2019-09-26

Como Citar

BARROS, Helena Faria; QUEIROZ, Dáugima Maria Santos; ZAN, Clacy. INTER-RELAÇÕES ENTRE A CONCEPÇÃO DO PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO E A PRÁTICA DOCENTE. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 120–131, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3461. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO