INTER-RELAÇÕES ENTRE A CONCEPÇÃO DO PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO E A PRÁTICA DOCENTE
Palavras-chave:
Formação de Professores, democratização do ensino, prática docente.Resumo
A pesquisa realizada procurou apreender e analisar a natureza das concepções de democratização de ensino subjacentes à prática pedagógica, dos professores do ensino fundamental da rede pública (estadual) de Campo Grande – MS. A partir das respostas dadas, pode-se inferir que a maior parte dos professores reconhece a democratização como um valor pelos benefícios que pôde proporcionar, mas reconhece, igualmente, que o oferecimento de vagas é, apenas, o início desse processo democrático. No entanto, uma contradição se torna evidente: por um lado aceita-se e defende-se a democratização do ensino como um valor, cuja realização deve ser buscada e por outro, a reprovação é aceita e legitimada com muita segurança e convicção. Embora boa parte dos professores concorde que só vagas não é algo suficiente, não há apontamentos consistentes sobre o que será necessário fazer numa vivência democrática dentro da escola.Downloads
Métricas
Referências
ADORNO, T. A educação e a emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
ALARCÃO, I. Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.
PERRENOUD, P. A pedagogia diferenciada. Porto Alegre: Artmed, 2000.
______. A pedagogia na escola das diferenças. Porto Alegre: Artmed, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".