OS PROFESSORES DIANTE DOS DESAFIOS DO TERCEIRO MILÊNIO

Autores

  • José Manuel Ruiz Calleja

Palavras-chave:

Professor, professor-aluno, pedagogia, didática, ensino-aprendizagem

Resumo

Apresentamos neste trabalho, uma análise fundamentalmente metodológica, baseada nas atuais teorias pedagógicas e didáticas sobre as funções dos professores, refletindo as caraterísticas essenciais de sua atuação e algumas alternativas de solução a respeito dos problemas detectados neste contexto. Tratam-se alguns aspectos essenciais das atividades do professor e os alunos no processo de ensino-aprendizagem, atendendo a suas relações, e em termos de sugestões gerais para o comportamento do professor, em cujos fundamentos são argumentadas as possibilidades práticas de aplicação. Implícita na caracterização aprecia-se uma visão analítica do processo de formação escolar e do importante papel da didática, baseado num modelo teórico que atenda, particularmente, ao mesmo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALVAREZ, R. M.). A formação do professor contemporâneo: currículo e sociedade. Centro Ibero-americano de Formação Pedagógica e Orientação Educacional, Instituto Superior Pedagógico “Enrique José Varona”. La Habana Cuba. (em espanhol), 1998

BECKER, F. . A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. Petrópolis: Vozes, 1993

BRZEZINSKI, I. . Pedagogos e formação de professores. Campinas, SP : Papirus, 1996.

_______. Pedagogia, pedagogos e a formação de professores: busca e movimento. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2000.

CALLEJA, J. M. R. Direção dos processos educativos. CEDAI, UNISARC. Colombia. (em espanhol). 1998.

COSTA. M. V. (Org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. 2. ed. Rio de Janeiro DP&A, 1999.

CUNHA, M. I. D. . O bom professor e sua prática. São Paulo: Papirus,1999.

______. Ensino como mediação da formação do professor universitário. Em: Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. INEP, Brasilia, 2000.

DE CAMILLONI, A. et. al. Corrientes didácticas contemporáneas. Buenos Aires, Argentina: Editorial Paidos, 1996.

FRANCO, M.E.D.P. Comunidade de conhecimento, pesquisa e formação do professor do ensino superior. In: Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. INEP, Brasília, 2000.

FREIRE, P. . Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

SACRISTÁN, J. G. Compreender e transformar o ensino.. Espanha: Morata (em espanhol),1992.

GÓMEZ B. H. et. al. . Educação: A agenda do Século XXI, rumo a um desenvolvimento humano. PNUD. Colombia: TM Editores. (em espanhol),1998.

HELLER, A. et. al. A crise dos paradigmas em ciências sociais e os desafios para o século XXI. Rio de Janeiro: Contraponto,1999.

KINCHELOE, J. L. . A formação do professor como compromisso político: mapeando o pós-moderno. Porto Alegre : Artes Médicas,1997. LIB NEO, J. C. . Pedagogia e pedagogos, para que? 3. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

______. Didática. São Paulo: Cortez,1991

ORNELAS, C. O perfil do mestre para o Século XXI. Trabalho no Simpósio Internacional: Educação para o Século XXI, Durango, México, 6 de Noviembre de 1997.

POPKEWITZ, T. . Lutando em Defesa da Alma: A Política do ensino e a construção do professor. Trad. Lopes, Magna França. Porto Alegre: Artes Medicas,2001.

TÜNNERMANN, C. A Educação Superior no umbral do Século XXI. CRESALC – 1996.

UNESCO. Caracas. Venezuela. (em espanhol).

______. O educador ante o novo século. Palestra Congresso Internacional de Educação: “Patrimônio e Desafio do Terceiro Milênio” (em espanhol), 1999.

ZAYAS, C. A. A pedagogia como ciência: Epistemologia da Educação., La Habana, Cuba: Edit. Pueblo y Educación. (em espanhol), 1999.

Downloads

Publicado

2019-09-26

Como Citar

CALLEJA, José Manuel Ruiz. OS PROFESSORES DIANTE DOS DESAFIOS DO TERCEIRO MILÊNIO. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 132–152, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3463. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO