AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: DISCUTINDO CONCEPÇÕES, ENFOQUES E FUNDAMENTOS TEÓRICO/METODOLÓGICOS
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Avaliação, sentidos, efeitos, prática avaliativa, ensino superior.Resumo
O objetivo deste texto é apresentar análises de diferentes concepções teórico-metodológicas que sustentam os processos e modelos de avaliação educacional e buscar subsídios para se entender quais os sentidos e efeitos empreendem na prática avaliativa, focalizando o olhar para o ensino superior, sem a pretensão de superar a questão, mas abrir caminhos para estudos posteriores. Ressaltamos que as dimensões da avaliação de aprendizagem, de sistema ou institucional se aproximam pelas concepções e princípios teóricos. A prática avaliativa exige escolhas que resultarão em tomadas de decisão. Dessa forma, é importante conhecer as várias perspectivas teóricas para não tomarmos atitudes ingênuas frente aos processos avaliativos, mas fazermos escolhas conscientes dos resultados e conseqüências que podem gerar. É necessário discutir o que esconde a avaliação educacional e como os contextos sociais, econômicos e culturais engendram nos sujeitos a lógica da submissão que impede a instauração de práticas avaliativas mais democráticas e participativas. Assim, a avaliação não é um processo neutro desvinculado da realidade social.Downloads
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