OS PROFESSORES DESTE MILÊNIO NAS ABORDAGENS ATUAIS DA DIDÁTICA
Palavras-chave:
Professores, Pedagogia, Didática, Ensino-aprendizagem.Resumo
Aborda-se neste trabalho uma análise aplicando teorias pedagógicas e didáticas atuais sobre as funções do professorado, que reflete algumas características essenciais da sua atuação e algumas alternativas de solução de problemas detectados neste contexto, partindo de considerações gerais sobre a função profissional do professorado. Além disso, são tratados alguns aspectos fundamentais das suas relações com os alunos no processo de ensino-aprendizagem em termos de sugestões gerais para o comportamento de professores e professoras, nas que se argumentam as possibilidades práticas de aplicação. Implícita na caracterização aprecia-se uma visão analítica do processo de formação escolar e do importante rol da didática, baseado num modelo teórico que atinge particularmente ao mesmo.Downloads
Referências
CALLEJA, J. R. Vinculación estudio-trabajo, una necesidad actual de la educación superior. Memorias de la Segunda Semana de la Educación, OEI, Santafé de Bogotá, Colômbia, 1993.
CEPES, Tendencias pedagógicas contemporáneas. Colômbia: Universidad de la Habana-Corporación Universitaria de Ibagué, 1996.
GÓMEZ, B. H. et. al. Educación: La agenda del Siglo XXI, hacia un desarrollo humano. PNUD. Colombia: TM Editores, 1998.
LIBANEO, J.C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez Editora. 2000.
________. Didática. São Paulo: Cortez Editora. 1991.
MARTÍ, J. Obras completas. Havana - Cuba: Editorial Ciências Sociais. 1975.
ZAYAS, C. A. D. La Escuela en la vida. 3. Ed. Habana, Cuba: Editorial Pueblo y Educación. C., 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".