OS PROFESSORES DESTE MILÊNIO NAS ABORDAGENS ATUAIS DA DIDÁTICA

Autores

  • José Manuel Ruiz Calleja UNEMAT

Palavras-chave:

Professores, Pedagogia, Didática, Ensino-aprendizagem.

Resumo

Aborda-se  neste  trabalho  uma  análise  aplicando  teorias  pedagógicas e didáticas atuais sobre as funções do professorado, que  reflete  algumas  características  essenciais  da  sua  atuação  e  algumas  alternativas  de  solução  de  problemas  detectados  neste  contexto,  partindo  de  considerações  gerais  sobre  a  função  profissional  do  professorado. Além disso, são tratados alguns aspectos fundamentais  das suas relações com os alunos no processo de ensino-aprendizagem  em termos de sugestões gerais para o comportamento de professores  e  professoras,  nas  que  se  argumentam  as  possibilidades  práticas  de  aplicação. Implícita na caracterização aprecia-se uma visão analítica  do  processo  de  formação  escolar  e  do  importante  rol  da  didática,  baseado num modelo teórico que atinge particularmente ao mesmo.

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Referências

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Publicado

2019-09-26

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

CALLEJA, José Manuel Ruiz. OS PROFESSORES DESTE MILÊNIO NAS ABORDAGENS ATUAIS DA DIDÁTICA. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 108–127, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3560. Acesso em: 6 mar. 2025.