A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA ESCOLA: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA E POSSÍVEL

Autores

  • Marilce da Costa Campos Rodrigues UNEMAT

Palavras-chave:

prática organizacional, gestão escolar, trabalho coletivo.

Resumo

O  artigo  trata de  um tema pouco  discutido no meio  educacional mato-grossense, a organização do trabalho na  escola. Porém, um dia, todos, docentes ou discentes, já sofreram influências  positivas e/ou negativas, devido à forma como esse trabalho foi gestado.  Este tema requer novas reflexões, ante as mudanças econômicas, políticas, culturais  e geográficas, que caracterizam o mundo contemporâneo, concebido de forma participativa,  com práticas educativas permeadas por ações coletivas dos atores educativo-sociais. Estes educam  e tomam para si um papel fundamental que é a participação na prática organizacional e gestora da escola, com objetivos sociopolíticos, que têm a ver com a luta pela  transformação social e com a função da escola de promover a apropriação do saber para a instrumentalização científica e cultural da população.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

LARCÃO, Isabel (Org.). Escola reflexiva e a nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

BORDENAVE, Juan D. O que é participação. São Paulo: Brasiliense Editora, 1994.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil 1988. In: MENESES, João G. de C. (Org.). Estrutura e funcionamento da educação básica. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 2004.

_______. Ministério da educação e cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394/96. Brasília, DF. 1996.

DEMO, Pedro. Avaliação qualitativa. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1991.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREITAS, Luis C. de. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas, São Paulo: Papirus, 1995.

________. Ciclos, seriação e avaliação: confrontos de lógica. São Paulo: Moderna, 2003.

GADOTTI, Moacir. A autonomia como estratégia da qualidade de ensino e a nova Organização do trabalho na escola. Seminário Nacional - Escola cidadã: aprender e ensinar participando. SME de Porto Alegre, 24-26 de março de 1994. Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2006.

__________. Escola cidadã: uma aula sobre a autonomia da escola. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

HADJI, Charles. Avaliação desmistificadora. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

LIB NEO, José C. et al. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2005.

PARO, Vitor. Administração escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez, 1987.

RODRIGUES, Marilce da C. C. Concepções e práticas de organização curricular dos professores do 1º. Ciclo de formação de uma escola da RME de Cuiabá – MT. 2006. 247 p. Dissertação (Mestrado em Educação), Instituto de Educação, Universidade Federal Mato Grosso, Cuiabá. 2005.

RODRIGUES, Neidson. Por uma nova escola: o transitório e o permanente na educação. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

SILVA JUNIOR, Celestino A. Organização do trabalho na escola pública: o pedagógico e o administrativo na ação supervisora. In: _____ (Org.). Nove olhares sobre a supervisão. Campinas, São Paulo: Papirus, 1997.

Downloads

Publicado

2019-09-26

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

RODRIGUES, Marilce da Costa Campos. A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA ESCOLA: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA E POSSÍVEL. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 128–146, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3561. Acesso em: 14 jun. 2025.