ENSINO E PESQUISA NA UNIVERSIDADE: UNIVERSAIS, SINGULARES E IMPARCIAIS?

Autores

  • Milton Chicalé Correia UNEMAT

Palavras-chave:

universais, singulares, imparcial.

Resumo

O  objetivo  deste trabalho  é demonstrar, a  partir de situações vivenciadas e testemunhadas, como, em geral, o ensino e a  pesquisa na universidade são restritivos quanto à universalidade, singularidade  e imparcialidade, no que tange às abordagens consideradas sob o âmbito do senso  comum e teológico, por exemplo, com especificidade para o confronto entre o evolucionismo  e o criacionismo e suas inferências, ainda que, quanto a este, apresentam-se evidências de caráter científico. Para isso, tendo como  referenciais os modelos evolucionista e criacionista, precedidos pelas situações exemplificadas, entendo ter delineado um quadro satisfatório para que  os leitores se situem e sejam subsidiados para assimilarem ou não as argumentações feitas. Desenvolvo tais argumentações apresentando o suporte legal,  os procedimentos metodológicos, as antropologias filosóficas e teorias pedagógicas, o quadro sugestivo pertinente às tendências epistemológicas, teóricas e metodológicas, o suporte teórico e situações evidenciadas.

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Publicado

2019-09-26

Como Citar

CORREIA, Milton Chicalé. ENSINO E PESQUISA NA UNIVERSIDADE: UNIVERSAIS, SINGULARES E IMPARCIAIS?. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 172–201, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3563. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO