POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: IMPACTOS SOCIAIS DOS PROGRAMAS DE ALFABETIZAÇÃO
Palavras-chave:
alfabetização de jovens e adultos, impactos sociais, política educacional, parcerias e opressão x oprimido.Resumo
Nesse texto, procuramos evidenciar que ao longo da história da Educação de Jovens e Adultos, especificamente da alfabetização, muitos projetos e programas foram executados por diversas instituições, porém, estes não possibilitaram rompimentos com o estado ou condição de analfabeto dos indivíduos. Uma política educacional bem definida num sistema de ações conjugadas entre instituições de formação ou não, sociedade civil organizada, as esferas governamentais, organizações não-governamentais – ONGs - poderá reverter esse estado ou condição e gerar impactos sociais, melhorando a qualidade de vida das pessoas pouco ou não escolarizadas, que são excluídas socialmente, vislumbrando, assim, a superação da relação dual de opressor-oprimido.Downloads
Referências
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 1981.(Coleção primeiros passos). v.38.
FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1987. (Coleção Questões da nossa época). v.23.
________. Pedagogia do oprimido. 28. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2000.
MEKSENAS, Paulo. Sociologia da educação: introdução ao estudo da escola no processo de transformação social. 10. ed. São Paulo: Loyola, 2002 (Coleção Escola e participação).
PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: uma introdução crítica. 8. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
RIBEIRO, Vera Masagão. Alfabetismo e atitudes: pesquisa com jovens e adultos. Campinas: Papirus; São Paulo: Ação Educativa, 1999.
RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da educação. 3.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
SOARES, Leôncio José Gomes. Educação de jovens e adultos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. (Diretrizes Curriculares Nacionais).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".