ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA: AVANÇOS E DESAFIOS FRENTE ÀS PERSPECTIVAS REFLEXIVA E INVESTIGATIVA
Palavras-chave:
professor reflexivo/investigativo, estágio supervisionado, Pedagogia.Resumo
A formação inicial de professores é um tema muito discutido e criticado. A efetiva relação entre teoria e prática é, ainda, para muitas instituições, apenas discurso. Nesse sentido, surgiram as perspectivas reflexiva e investigativa como alternativas significativas na formação do professor que buscam romper com a concepção epistemológica da racionalidade técnica. Essas perspectivas defendem a construção de um professor profissional que em suas características básicas apresenta autonomia, crítica, reflexão e pesquisa. Com base nessas perspectivas, desenvolvemos uma nova forma de se conceber e operacionalizar o Estágio no curso de Pedagogia na Universidade Regional de Blumenau. Hoje ele se inicia na primeira fase do curso e se articula verticalmente e horizontalmente com as demais disciplinas da matriz curricular ao longo do curso. A pesquisa e a reflexividade têm se apresentado como importantes processos na construção do professorprofissional.Downloads
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