EM BUSCA DA EXCELÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: INQUÉRITO À SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES EM PORTUGAL

Autores

  • Maria de Lourdes Machado
  • Maria José Sá

Palavras-chave:

satisfação dos estudantes, ensino superior, gestão estratégica das matrículas.

Resumo

Ir ao encontro das necessidades dos estudantes tornou-se uma tarefa complexa nos nossos dias. O estudante actual deseja conveniência, um currículo estandardizado e valor de retorno do seu grau académico. São “clientes” pelos quais as instituições de ensino superior (IES) têm que competir. Na Europa grandes mudanças estão em curso. O European Welfare State não pode dar educação gratuita a todos. A massificação e a marketização do ensino superior criaram um novo ambiente de competitividade. As instituições de ensino superior necessitam ir ao encontro das expectativas da sua “clientela”. Estes e outros desafios não têm recebido a atenção sistemática que lhes foi dispensada, por exemplo, nos EUA. O estudo descrito neste artigo decorreu em todo o Portugal continental, Madeira e Açores e envolveu todas as universidades e politécnicos públicos e considerável número de universidades privadas e outros estabelecimentos de ensino superior privado. O estudo incidiu sobre as expectativas e satisfação dos estudantes com a sua experiência no ensino superior e constitui uma primeira tentativa de introduzir a ferramenta de gestão das matrículas (GEM) em Portugal.

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Publicado

2019-09-26

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

EM BUSCA DA EXCELÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: INQUÉRITO À SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES EM PORTUGAL. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 97–114, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3630.. Acesso em: 27 dez. 2024.

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