PROJETOS DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA: UMA ALTERNATIVA EM BUSCA DE (RE)SIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS
Palavras-chave:
projetos de aprendizagem, metodologia, práticas educativas.Resumo
Projetos de Aprendizagem caracterizam-se em uma metodologia fundamental para (re)pensar os objetivos intencionais da educação e a possibilidade de inovação curricular a partir da (re)construção do fazer docente e das práticas dos gestores escolares. É, sobretudo, uma alternativa que poderá instituir nos contextos escolares a criação de novas ambiências de aprendizagem, consolidadas com suporte das tecnologias digitais e telemáticas no processo de aprendizagem dos agentes escolares que os integram. Este texto socializa reflexões, inquietações e, principalmente, desafios que constituem o pensar e o fazer de um grupo de pesquisadores e, ao mesmo tempo, apresenta possíveis contribuições ao processo de desenvolvimento e implementação de Projetos de Aprendizagem no âmbito educacional.Downloads
Referências
COLL, César. Os componentes do currículo. In: ______. Psicologia e currículo: uma aproximação psicopedagógica à elaboração do currículo escolar. 5.ed. São Paulo: Ática, 2003. p.65-152.
FAGUNDES, Léa da Cruz; SATO, L.; MAÇADA, D. L. Aprendizes do futuro: as inovações começaram! MEC, 1999. (Coleção Informática para a Mudança na Educação). Disponível em: <http://mathematikos.psico.ufrgs.br/textos.html> . Acesso em: 05 dez. 2009.
FAGUNDES, Léa da Cruz et al. Projetos de aprendizagem: uma experiência mediada por ambientes telemáticos. Revista Brasileira de Informática na Educação, v.14, n. 01, 2006. Disponível em: <http://www.sbc.org.br/ bibliotecadigital/?module=Public&action=SearchResult&author=595.> . Acesso em: 27.jan.2010.
FIIHR, Mirian Regina. Práticas avaliativas na escola organizada por ciclos: uma proposta motivadora da reflexão e mudança do fazer docente? 2009, 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado de Mato Grosso, Juara.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança: os projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
MAGDALENA, Beatriz Corso; COSTA, Iris E. Tempel. Internet em sala de aula: com a palavra, os professores. Porto Alegre: ArtMed, 2003.
OLIVEIRA, Juliana R. de. Contextos de aprendizagem apoiados pela utilização da informática educativa: implicações à prática docente. 2009, 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado de Mato Grosso, Juara.
PEREIRA, Sara Cristina Gomes. Reflexões sobre a avaliação na escola organizada por ciclos de formação humana em Mato Grosso. Disponível em: <http://www.seduc.mt.gov.br> . Acesso em: 09.fev.2010.
PIAGET, Jean. Para onde vai a educação? 16.ed. Tradução de Ivete Braga. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002.
SCHLEMMER, Eliane. Metodologias para educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem. In: BARBOSA, Rommel Melgaço (Org.). Ambientes virtuais de aprendizagem. Porto Alegre: ArtMed, 2005. p.29-49.
SILVA, Albina P. de P. O uso educativo da tecnologia da informação e da comunicação: uma pedagogia democrática na escola. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005,180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".