A MÚSICA COMO DOCUMENTO HISTÓRICO E INSTRUMENTO DIDÁTICO: UM ESTUDO SOBRE A DITADURA CIVIL-MILITAR NO BRASIL (1964-1985)
DOI:
https://doi.org/10.30681/2178-7476.2019.31.177195Palavras-chave:
ditadura, censura, ensino-aprendizagem, história. música.Resumo
Este artigo buscou, num primeiro momento, entender os efeitos da censura instituída pela ditadura civil-militar no Brasil, sobretudo na música, e, na sequência, estudar a importância da produção musical para a compreensão desse período, tomando as canções de protesto como documento histórico e ferramenta didática. Concluímos, assim, que é possível levar aluno e professor a construírem suas próprias reflexões sobre a ditadura por meio do estudo de composições produzidas durante o regime militar, refletindo sobre a censura imposta ao músico brasileiro. O texto apresenta análises sobre a ditadura a partir de autores que se debruçaram sobre o assunto, assim como os que refletem sobre o uso da música enquanto documento histórico e instrumento metodológico de ensino-aprendizagem.Downloads
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