CAMPONESES E A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL

Autores

  • Leonir Amantino Bof
  • Isaura Isabel Conte

Palavras-chave:

Campesinato, Camponeses/Camponesas, Educação, Educação do Campo

Resumo

Este ensaio discute, a partir de estudos teóricos, a relação dos camponeses e camponesas com os processos de educação escolar no Brasil. É feita uma breve recorrência ao campesinato na história, bem como, algumas considerações a respeito da educação. Tratando-se da educação, compreende-se sua destinação às populações do campo como um duplo processo de dicotomização: a negação de uma escola plena no campo para ser afirmada na cidade; e, a imposição de um currículo escolar urbano às poucas escolas do meio rural, negando-lhes a possibilidade de um currículo próprio e contextualizado. A formulação do que se entende por educação do campo conforme foi estabelecido nas Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo é, ao mesmo tempo, resultado e processo de lutas originárias dos movimentos sociais do campo organizados, ainda em movimentação, e que apontam para a exigência de integração com outras políticas mais amplas, em defesa dos plenos direitos de seus povos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ADORNO, T. W; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução, Guido Antonio de Almeida. – Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

AGRICULTURA CAMPONESA. In: CARVALHO, H. M. de; COSTA, F. de A. Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e São Paulo: Expressão Popular, 2012 p. 26-31.

ARROYO, M. G. Por um tratamento público da educação do campo. In: MOLINA, M. C.; JESUS, S. M. S. A. de. Por uma educação do campo: contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo. Brasília, 2004. p. 13-52. (Coleção Por Uma Educação do Campo, nº 5).

BOFF, L. A. Educação do campo no portal da Amazônia: Entrelaçamentos Ético-Político-Estéticos. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. Tradução Fernando Tomaz (Português de Portugal). 14. ed., Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

CALDART, R. S. Pedagogia do Movimento Sem Terra. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2004.

CALDART, R. S. Por uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In: KOLLING, E. J.; CERIOLI, P. R.; CALDART, R. S. Por uma educação do campo: Identidade e políticas públicas. Brasília, 2002. (Coleção Por Uma Educação do Campo, nº 4).

______. Elementos para construção do projeto político pedagógico da educação do campo. In: MOLINA, M. C.; e JESUS, S. M.S. A. de. Por uma educação do campo: contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo. Brasília, 2004. (Coleção Por Uma Educação do Campo, nº 5).

CONSELHO EDITORIAL. Apresentação à coleção. In: NEVES, D. P. (Org.). Processos de constituição e reprodução do campesinato no Brasil. Formas dirigidas de campesinato. Vol II. São Paulo: Unesp e Brasília: Nead, 2009.

CONTE, I. I.; MARTINS, M. D.; DARON, V. P. Movimento de Mulheres Camponesas: na luta a constituição de uma identidade feminista, popular e camponesa. In: PALUDO, C. (Org.). Mulheres, luta e resistência: em defesa da vida. São Leopoldo: Cebi, 2009.

DE MARCOS, V.; FABRINI, J. E. Os camponeses e a práxis da produção coletiva. São Paulo: Expressão Popular: Unesp, 2010.

FERNANDES, B. M.; MOLINA, M. C. O Campo da Educação do Campo, 2004. In: MOLINA, M. C.; JESUS, S. M. S. A. de (Orgs.). Por uma educação do campo: Contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo. Brasília-DF: Articulação Nacional “Por uma Educação do Campo”, 2004.

GIMONET, J., Praticar e Compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAs. (Tradução de Thierry de Burghgrave). Petrópolis, RJ: Vozes, Paris: AIMFR – Associação Internacional dos Movimentos Familiares de Formação Rural, 2007.

HEGEDÜS, A. A questão agrária. In: HOBSBAWM, Eric. História do marxismo IV: O marxismo na época da Segunda Internacional. Trad. Carlos Nelson Coutinho e Luiz Sérgio N. Henriques. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1984. (Coleção Pensamento Crítico, V. 56).

HILL, C. O mundo de ponta-cabeças. Idéias radicais durante a revolução inglesa de 1640. (Tradução de Renato Janine Ribeiro). São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

HOBSBAWM, J. E.A questão Agrária. In: HOBSBAWM, E. J. História do marxismo: o marxismo na época da Segunda Internacional (terceira parte). Vol. IV. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

JAEGER, W. Paideia: a formação do homem grego. (Tradução Artur M. Pereira; adaptação para a edição brasileira Monica Stahel; revisão do texto grego Gilson Cesar Cardoso de Souza). 3. ed., São Paulo: Martins Fontes, 1995.

KOLLING, E. J.; NERY, I.; MOLINA, M. C. (Orgs.). Por uma educação básica do campo. Brasília: Peres Gráfica e Editora, 1999. (Coleção Por Uma Educação do Campo, nº 1).

MANACORDA, M. A. Historia de la educación 2: del 1500 a nuestros días. Un- décima reimpresión. México: Siglo Veintiuno editores, 2012.

______. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. 13. ed. (Tradução de Gaetano Comonato). São Paulo: Cortez, 2010.

MARX, K. A ideologia alemã. Teses sobre Feuerbach. São Paulo: Moraes, 1984.

MELO, H. P. de; DI SABBATO, A. Gênero e Trabalho Rural 1993/2006. In: DI SABBATO, A..; MELO, H. P. de; LOMBARDI, M. R.; FARIA, N. Estatísticas rurais e a economia feminista: um olhar sobre o trabalho das mulheres. Brasília: MDA, 2009.

MORAIS, C. S. de. A marcha dos camponeses rumo à cidade. Porto Velho: Edufro, 2002.

ORGANIZACIONES MEMBRAS DE LA VÍA CAMPESINA: 164 organizaciones en 79 países. Jacarta, Indonésia, jun. de 2013.

PLOEG, J. D. van der. Camponeses e impérios alimentares. Lutas por autonomia e sustentabilidade na era da globalização. (Tradução de Rita Pereira). Porto Alegre: UFRGS, 2008.

RESENDE, H. Problemas da difusão do capitalismo agrário nas vésperas da Revolução Francesa. «O Militante» - N.º 254 - Setembro/Outubro 2001.

RIBEIRO, M. Movimento camponês, trabalho e educação: liberdade, autonomia, emancipação: princípios/fins da formação humana. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

SILVA, R. H. D. da. Diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo: uma leitura comparativa a partir da temática da educação escolar indígena. In: KOLLING, E. J.; CERIOLI, P. R.; CALDART, R. S. (Orgs.). Educação do campo: identidade e políticas públicas. Brasília, DF: articulação nacional Por Uma Educação do Campo, 2002. p. 111-120. (Coleção Por Uma Educação do Campo, nº 4).

SILVA, L. H. da.Cenários da educação no meio rural de Minas Gerais. Curitiba: CRV, 2009.

WERTHEIN, J.; BORDENAVE, J. D. (Orgs.). Educação rural no terceiro mundo: experiências e novas alternativas. (Tradução de Paulo Roberto Kramer e Lúcia Teresa Lessa Carregal). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

Downloads

Publicado

2019-09-27

Como Citar

BOF, Leonir Amantino; CONTE, Isaura Isabel. CAMPONESES E A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 143–162, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3924. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)