SEXUALIDADE E AFETIVIDADE INFANTIS: ESTADO DA ARTE EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Camila Alberto Vicente de Oliveira
  • Dinara Pereira Lemos Paulino da Costa
  • Andressa Rodrigues de Freitas

Palavras-chave:

Sexualidade e afetividade infantis, estado da arte, trabalho de conclusão do curso, pesquisa em educação

Resumo

Esse artigo apresenta os resultados de uma investigação que teve como objetivo principal identificar como as pesquisas realizadas na condi- ção de trabalho de conclusão do curso de Pedagogia discutiam as temáticas sexualidade e afetividade infantis. Considerando que as questões relativas à afetividade e sexualidade infantis estão presentes no trabalho do professor tínhamos como pressuposto que nos arquivos dos referidos trabalhos haveria número significativo de pesquisas envolvendo as temáticas. Para tanto, foi realizado um levantamento inspirado na pesquisa do tipo estado da arte e verificou-se que, dentre os trezentos e vinte trabalhos arquivados e disponí- veis para consulta, havia apenas quinze que se referiam às temáticas. Após o levantamento, foi realizado um estudo dos trabalhos e a pesquisa sugere a ampliação no número de estudos sobre essas temáticas bem como a diversi- ficação de orientações teóricas e linhas de pesquisa a fim de contribuírem, de forma mais significativa, para a formação do professor.

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

SEXUALIDADE E AFETIVIDADE INFANTIS: ESTADO DA ARTE EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PEDAGOGIA. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 51–77, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3930.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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