SEXUALIDADE E AFETIVIDADE INFANTIS: ESTADO DA ARTE EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PEDAGOGIA
Palavras-chave:
Sexualidade e afetividade infantis, estado da arte, trabalho de conclusão do curso, pesquisa em educaçãoResumo
Esse artigo apresenta os resultados de uma investigação que teve como objetivo principal identificar como as pesquisas realizadas na condi- ção de trabalho de conclusão do curso de Pedagogia discutiam as temáticas sexualidade e afetividade infantis. Considerando que as questões relativas à afetividade e sexualidade infantis estão presentes no trabalho do professor tínhamos como pressuposto que nos arquivos dos referidos trabalhos haveria número significativo de pesquisas envolvendo as temáticas. Para tanto, foi realizado um levantamento inspirado na pesquisa do tipo estado da arte e verificou-se que, dentre os trezentos e vinte trabalhos arquivados e disponí- veis para consulta, havia apenas quinze que se referiam às temáticas. Após o levantamento, foi realizado um estudo dos trabalhos e a pesquisa sugere a ampliação no número de estudos sobre essas temáticas bem como a diversi- ficação de orientações teóricas e linhas de pesquisa a fim de contribuírem, de forma mais significativa, para a formação do professor.Downloads
Referências
ALMEIDA, D. S. O.; COSTA, R .L.; SILVA , T. M. Chega de tabu! A sexualidade
sem medos e sem cortes. 2005. Disponível em: <http://www.unesp.br/pro- grad/PDFNE2005/artigos/capitulo%201/ch. Acesso em: Out. de 2014.
ARCARI, C. Palavra - Sexualidade Infantil. Caderno Escola, Goiânia, p. 05 - 06,
maio 2010.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Pluralidade Cultural, Orientação Sexual / Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1997. 164p.
DAVIS, C. ; OLIVEIRA, Z. M. R. Psicologia na Educação. São Paulo: Cortez, 1990. 123p .
NUNES, César. SILVA, Edna. A Educação Sexual da Criança: Subsídios Teóricos e Propostas Práticas para uma Abordagem da Sexualidade para além da Transversalidade. Campinas, SP. Autores Associados. 2006. (Coleção polêmicas do nosso tempo).
REIGOTA, Marcos. O Estado da Arte da Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil. Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 2, n. 1 – pp. 33-66, 2007.
RIBEIRO, C. M.; CAMARGO, A. M. F. Sexualidade(s) e Infância(s). 1. ed. São Paulo-SP: Moderna e Editora da UNICAMP, 1999. v. 3. 144p.
RIBEIRO, C. M. A Fala da Criança sobre Sexualidade Humana. 1. ed. Campinas -SP: Mercado de Letras, 1996. v. 2000. 136p. RIBEIRO, C. M. (Org.). Tecendo gênero e diversidade sexual nos currículos da educação infantil. 1. ed. Lavras - MG: Editora UFLA, 2012. v.1. 529p.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".