ESTUDANTES DE CLASSES POPULARES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNEMAT: ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR
Visualizações: 75Palavras-chave:
classes populares, formação de professores, Pedagogia, políticasResumo
Este trabalho é resultado de uma pesquisa cujo objetivo foi apresentar o perfil dos estudantes de classes populares do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT e sua percepção sobre as condições de formação. Tem como referencial teórico a A Teoria Social de Pierre Bourdieu é o referencial para as análises, por meio dos conceitos de habitus, campo, classes populares e capital cultural. A entrevista foi o principal instrumento de coleta de dados. Os estudantes do curso de Pedagogia da UNEMAT constituem um público majoritariamente feminino, de mães e trabalhadoras, pertencentes às classes populares. Pode-se afirmar que há uma relativa democratização em relação ao acesso de estudantes de classes populares à Educação Superior, no entanto, é necessário que as políticas públicas de ingresso se constituam também de ações que viabilizem permanência e qualidade da formação, e não apenas reproduzam institucionalmente mecanismos de dominação e reprodução social.Downloads
Referências
BOURDIEU, P. Escritos de educação. Petrópolis/RJ, Editora Vozes, 1998.
________. Os usos sociais da ciência. Por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo-SP: Editora UNESP, 2004.
LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo-SP: Ática, 1997.
SAMPAIO, E. L. de A. Políticas de educação e regulação de capital cultural. Programa de doutorado em Ciências Sociais/Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2010. Tese (Doutorado em Ciências Sociais).
SANTOS, G. M. Trajetórias de estudantes de classes populares em cursos de Pedagogia da UNEMAT: condições de acesso. Programa de Pós-graduação em Educação/Universidade do Estado de Mato Grosso, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação).
SILVA, M. das G. M; VELOSO, T. C. M. A. Acesso nas políticas da educação superior: dimensões e indicadores em questão. In: Avaliação, Campinas; Sorocaba, São Paulo, v. 18, n.3, p. 727-747, nov.2013.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".