POLÍTICAS E AÇÕES DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

Autores

  • Giselle Cristina Martins Rea
  • Eugenia Portela de Siqueira Marques
  • Jonas de Paula Oliveira

Palavras-chave:

acesso e permanência, educação superior, política educacional

Resumo

Objetiva-se analisar as políticas institucionais e nacionais de acesso e permanência na educação superior implementadas na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), abarcando o período de 2006, ano de sua criação, a 2014. Trata-se de resultado de um subprojeto, vinculado à pesquisa desenvolvida por rede de universidades identificada como OBEDUC /Sub-cinco/Centro – Oeste/ Universitas/BR. O problema norteador deste trabalho pode ser assim sintetizado: Quais políticas foram implementadas na UFGD, voltadas para acesso e permanência na educação superior? Para tanto, foram desenvolvidos procedimentos exploratórios, que partiram de fontes primárias, com dados coletados na própria Instituição. Foi possível observar que as políticas de acesso e de permanência estão sendo implementadas e ampliadas na Instituição. O estudo também indicou a necessidade de realização de novas investigações, especialmente de caráter quantitativo, que permitam análises acerca dos impactos dessas políticas no âmbito das universidades públicas, particularmente das federais.

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Referências

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Publicado

2019-09-27

Como Citar

REA, Giselle Cristina Martins; MARQUES, Eugenia Portela de Siqueira; OLIVEIRA, Jonas de Paula. POLÍTICAS E AÇÕES DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 15–35, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3950. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO