A PROPOSTA DO INSTITUTO AYRTON SENNA PARA EDUCAR NO SÉCULO 21 OU UMA VELHA PROPOSTA COM NOVA ROUPAGEM

Autores

  • Maria Raquel Caetano

Palavras-chave:

público-privado, gestão, Instituto Ayrton Senna

Resumo

As estratégias de gestão privada na educação, no Brasil, viabilizam e aprofundam a reprodução do capital através da educação e seus reflexos na gestão da educação e da escola. Analisaremos, neste artigo, como ocorre a concepção gerencial mercantil da gestão da educação e da escola pública na proposta de um programa intitulado Educar no Século 21, de um instituto privado. Essa forma peculiar de relação entre o público e o privado, através de parcerias ou outras formas de gestão, operam através da instalação de uma série de ferramentas de mercado no próprio funcionamento da política pública e da escola. Apresentaremos como uma instituição privada modifica seu foco de atuação, buscando atuar nas redes de ensino público no Brasil, com a lógica de um programa privado que altera o conteúdo da educação.

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Publicado

2019-09-27

Como Citar

CAETANO, Maria Raquel. A PROPOSTA DO INSTITUTO AYRTON SENNA PARA EDUCAR NO SÉCULO 21 OU UMA VELHA PROPOSTA COM NOVA ROUPAGEM. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 113–133, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3955. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO