O ATO DA ESCRITA E A CONSTITUIÇÃO DOCENTE – DISCURSOS DA MÍDIA IMPRESSA

Autores

  • Rejane Klein

Palavras-chave:

subjetivação, discursos, escrita de si

Resumo

O estudo apresentado é resultado da pesquisa “Discursos da mídia impressa constituindo modos de ser docente3 ”. Analisamos os discursos transmitidos pela revista Nova Escola referentes ao “Prêmio Victor Civita Professor Nota 10”, com a finalidade de demonstrar que a prática de registrar, por escrito as atividades pedagógicas, para construir um projeto vencedor, atuou como uma técnica da escrita de si, atuando na constituição de subjetividades. Para discutir como esse processo ocorreu, adotamos os conceitos de discurso e escrita de si explicitados por Michel Foucault. Nos depoimentos apresentados nas reportagens, percebemos que o registro escrito propiciou a reflexão e revisão das atividades desenvolvidas em sala de aula pelos professores entrevistados e, conforme os textos publicados na Revista, na transformação da prática e dos próprios docentes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARAÚJO, Paulo. Sua escola também ser premiada. Nova Escola, São Paulo, ano XXI, n. 199, jan/fev, 2007.

_______. Eu registro tudo. Nova Escola, São Paulo, ano XXIII, n. 210, mar, 2008.

BENCINI, Roberta, Eles venceram. Agora chegou sua vez. Nova Escola, São Paulo, ano XXI, n. 198, dez, 2006.

CHIAROTTI, Tiziano Mamede. O patrimônio histórico edificado como um artefato arqueológico: uma fonte alternativa de informações. Disponível em: http://revistas.ucg.br/index.php/habitus/article/viewFile/61/61. Acesso em: 13 out 2014.

Disponível em: http://vsites.unb.br/fe/tef/filoesco/foucault/tecnicas.pdf. Acesso. 13 out 2014.

_______. Aula de 10 de março de 1982. In: FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

_______. História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. 4. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1998.

_______. A escrita de si. In: FOUCAULT, Michel. O que é um autor? 2. ed. Portugal: Vega Passagens, 1992.

_______. História da sexualidade vol. 3: o cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

DREYFUS, Hubert L.; RABINOW, Paul. Uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. Nova Escola. E seu projeto já está pronto? São Paulo, ano XXI, n.193 jun/ julh, 2006.

_______. A hora e a vez do professor. São Paulo, ano XIII, n.14, ago, 1998.

FONSECA, Márcio Alves. Michel Foucault e a constituição do sujeito. São Paulo: EDUC, 1995.

FOUCAULT, Michel. As técnicas de si.

GENTIL, Mônica Salles. Revistas da área da educação e professores – interlocuções. 160 f. Tese (doutorado) - Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, Campinas S.P., 2006. Disponível em: http:// www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000378392&fd=y Acesso em: 13 out 2014.

MARANGON, Cristiane, Este troféu pode ser seu. Nova Escola, São Paulo, ano XXII, nº 203, 2007.

_______. Registre suas aulas desde já. Nova Escola, São Paulo, ano XXII, n.

, 2007.

SILVEIRA, Fernanda, R. da. Um estudo das capas da revista Nova Escola: 1986-2004. 149 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, Campinas S.P., 2006. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000380842. Acesso: em 13 out 2014.

SMOLKA, Ana l. B; GENTIL, Mônica Salles. Duas revistas, três artigos, múltiplas vozes: um estudo sobre modos de dizer e posições sociais em textos para professores. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v24n63/ 22594.pdf. Acesso em: 13 out 2014.

Downloads

Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

O ATO DA ESCRITA E A CONSTITUIÇÃO DOCENTE – DISCURSOS DA MÍDIA IMPRESSA. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 31–52, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3961.. Acesso em: 6 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 407

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.