A DIMENSÃO HUMANA E ÉTICA NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A PEDAGOGIA LASSALISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/2178-7476.2019.32.273288

Palavras-chave:

educação, educação confessional, ética, La Salle, dimensão humana

Resumo

O presente estudo buscou identificar os desafios encontrados na educação no que tange à dimensão humanista necessária para atender à sociedade contemporânea. O percurso metodológico consistiu em uma revisão bibliográfica que recorreu a documentos de gestão de Instituições Lassalistas, bem como obras de autores da área, estudiosos do legado de João Batista de La Salle. Seu ideal pedagógico continua a inspirar pessoas mesmo com o passar do tempo, por meio de diferentes práticas educativas. Os resultados da pesquisa apontam que as Instituições Educativas Confessionais possuem um olhar voltado para a dimensão humanista dos estudantes, transcendendo a formação técnica. Concluímos que o grande desafio imposto para as Instituições Educativas Confessionais é de fato preparar o professor para trabalhar a dimensão humanista com seus estudantes, sendo o principal interlocutor, tendo um papel fundamental diante deste processo, preconizando a ética, o diálogo e a convivência no ambiente educativo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BURKHARD, Daniel; MOGGI, Jair. O capital espiritual da empresa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

BOTTONI, Andrea; SARDANO, Edélcio de Jesus; FILHO, Galileu Bonifácio da Costa. Uma breve história da Universidade no Brasil: de Dom João a Lula e os desafios atuais. In: COLOMBO, Sônia Simões (Org.). Gestão Universitária e os caminhos para a excelência. Porto Alegre: 2013. p. 19-42.

BUBER, Martin. Eu e Tu. São Paulo: Cortez & Moraes, 1977.

CASTANHO, Daniel Faccini. A Gestão da Responsabilidade Social em Instituições de Ensino. In. Nos bastidores da Educação Brasileira: A gestão vista por dentro. COLOMBO, Sônia Simões; CARDIM, Paulo A. Gomes. Porto Alegre: Artmed, 2010.

CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE. Código de Ética e Conduta . Canoas: Editora Centro Universitário La Salle, 2013.

CINTRA, Anna Maria Marques; NASCIMENTO, Jarbas Vargas. Em busca da excelência acadêmica na educação superior. In: CINTRA, Anna Maria Marques; JULIATTO, Clemente Ivo (Orgs.). Construindo a qualidade em Instituições Católicas. São Paulo: EDUC, 2016

CUNHA, António Camilo. A universidade como outra possibilidade: ética e ciência nesse caminho. In: REZER, Ricardo (Org.). Ética e ciência na educação superior. Chapecó: Argos, 2013.

FOSSATTI, Paulo; CASAGRANDE, Cledes Antonio. Formação Integral e Integradora. In: FOSSATTI, Paulo; HENGEMÜLE, Edgard; CASAGRANDE, Cledes Antonio (Orgs.). Ensinar a Bem Viver. Canoas: Unilasalle, 2011.

FRANKL, VIKTOR E. Em busca de sentido. 36. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

HENGEMÜLE, Edgard. La Salle: uma leitura de leituras. Canoas: Editora La Salle, 2000.

HENGEMÜLE, Edgard. Educação lassaliana: que educação? Manaus: Salles, 2007.

JUSTO, Henrique. La Salle: Patrono do Magistério. 4. ed. Canoas: Editora La Salle, 1991.

LA SALLE, João Batista de, Santo, 1651-1719. Obras completas de São João Batista de La Salle. Canoas, RS: Unilasalle, 2012.

NEUMANN Laurício. Limites, possibilidades e contradições da formação humana na universidade. In: Laurício Neumann (Org). Desafios da educação para os novos tempos. Porto Alegre: Evangraf, 2014. p. 135-178.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Repensar a educação: Rumo a um bem comum mundial. França: UNESCO, 2016.

O' DONNELL, Ken. Valores Humanos no Trabalho: da parede para a prática. São Paulo: Gente, 2006.

PAPADOPOULOS, George S. Aprender para o século XXI. In: DELORS, Jacques. (Org.). A educação para o século XXI: questões e perspectivas. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 19-44.

PROVÍNCIA LA SALLE BRASIL-CHILE. Proposta Educativa Lassalista. Porto Alegre: Editora Província La Salle Brasil Chile, 2014.

IMARD, Denis. O renascimento e a educação humanista. In: TARDIF, Maurice; Gaithier, Clermont (Orgs.). A pedagogia: teorias e práticas da antiguidade aos nossos dias. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 75-100.

TIMM, Edgar Zanini; GARIN, Nornerto da Cunha; SILVA, Clemildo Anacleto da Silva; DIÓGENES, Antônio Fogaça. Religião, confessionalidade, espiritualidade e educação: dimensionando possibilidades conceituais pra suas relações no contexto da contemporaneidade. V. 25, n. 48, p. 9-26, 2016. Disponível em: http://bit.do/e3k7Q. Acesso em 15 ago. 2016.

UNIVERSIDADE LA SALLE CANOAS. Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2025. Canoas: Editora Centro Universitário La Salle, 2019.

VANNUCCHI, Aldo. A universidade comunitária. São Paulo: Loyola, 2011.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Currículo: a atividade humana como princípio educativo. 3ª ed. São Paulo: Libertad, 2011.

WESCHENFELDER, Ignácio Lúcio. As dimensões da Pedagogia de La Salle. Rio de Janeiro: Autografia, 2015.

Downloads

Publicado

2020-03-02

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

A DIMENSÃO HUMANA E ÉTICA NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A PEDAGOGIA LASSALISTA. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 32, n. 2, p. 273–288, 2020. DOI: 10.30681/2178-7476.2019.32.273288. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4328.. Acesso em: 11 out. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 381

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)