O QUE AS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL ENSINAM SOBRE NÚMEROS?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2020.33.7193

Resumo

Compreender aspectos abordados e procedimentos adotados para o ensino de números em turmas de pré-escola constituiu-se objetivo central desta investigação. A abordagem metodológica adotada se inscreve no campo da pesquisa qualitativa em educação e a coleta das informações pertinentes aos objetivos do trabalho de campo foi possível a partir da técnica de observação direta das aulas e de uma entrevista semiestruturada desenvolvida com as colaboradoras. Já o enquadramento teórico, possibilitado pelas reflexões e diálogos com autores que discutem a temática de ensino de números, trouxe uma compreensão da relevância de se trabalhar o campo numérico, que envolve uma prática pedagógica para além da contagem e das operações aritméticas iniciais. No caso analisado, os dados revelaram que a abordagem conceitual desta área do conhecimento matemático ainda se restringe ao aspecto cardinal do número, à sequência numérica, contagem oral de meninos e meninas, introdução à adição quando do momento de “juntar” parcelas

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Biografia do Autor

  • Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos-SP
    Pós-Doutor em Psicologia da Educação Matemática pela UNESP-Bauru; Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas – DTPP – da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos-SP, Brasil.
  • Maiara da Rocha Silva da Rocha Silva, Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Naviraí-MS
    Licenciada em Pedagogia pela UFMS – Campus Naviraí; Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Naviraí-MS, Brasil.

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Publicado

2020-08-06

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

O QUE AS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL ENSINAM SOBRE NÚMEROS?. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 71–93, 2020. DOI: 10.30681/21787476.2020.33.7193. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4786.. Acesso em: 9 nov. 2024.