EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA A QUALIDADE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

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DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2020.33.95118

Resumo

O estudo é resultado de uma revisão sistemática que buscou identificar estratégias metodológicas que corroboram com a qualidade da prática pedagógica no ensino da Educação Física na Educação Infantil. As buscas foram realizadas em três bases de dados e cinco periódicos nacionais de divulgação dos conhecimentos específicos da Educação Física. Empregou-se a ‘análise do conteúdo’, no qual foram selecionados quatorze artigos classificados em A2, B1 e B2, com foco e escopo pautados nos aspectos pedagógicos do ensino da Educação Física. Foram analisados relatos de experiência, estudo de caso, estudos com o cotidiano e pesquisa-ação. Os dados encontram-se em seis categorias, sendo interdisciplinaridade, autonomia, relações interpessoais, diálogo, motivação e jogo simbólico. Conclui-se que o trabalho docente deve considerar a criança em sua totalidade, proporcionando atividades sistematizadas e contextualizadas que estimulem a autonomia, as relações com seus pares, a exploração e vivências de variadas práticas corporais nos diferentes tempos e espaços

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Biografia do Autor

Leila Maira Borré, Professora de Educação Física da Rede Estadual de Ensino (SEDUC). Cáceres – MT

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora de Educação Física da Rede Estadual de Ensino (SEDUC). Cáceres – MT, Brasil.

Riller Silva Reverdito, Professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Cáceres – MT

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Cáceres – MT, Brasil. Professor do Programa de Pós-graduação de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGEF/UFMT). Cuiabá – MT, Brasil.

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2020-08-06

Como Citar

BORRÉ, Leila Maira; REVERDITO, Riller Silva. EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA A QUALIDADE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 95–118, 2020. DOI: 10.30681/21787476.2020.33.95118. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4787. Acesso em: 27 abr. 2024.

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ARTIGO