POLÍTICAS PÚBLICAS PRESCRITAS PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL: É POSSÍVEL PENSAR NA UNIVERSALIZAÇÃO DA ESCOLARIZAÇÃO PARA TODOS?

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DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2020.33.119135

Resumo

Os alunos da Educação Especial vêm frequentando as escolas regulares e tem ascendido academicamente. Isso acontece devido as lutas dos movimentos sociais e dos próprios estudantes que buscam o comprimento dos seus direitos sociais, tais como a educação. O governo brasileiro, por intermédio das políticas públicas tem respondido as demandas por meio dos programas que prescrevem a universalização do acesso à educação. Neste sentido, perguntamos é possível pensar na universalização da escolarização para todos através das políticas públicas da Educação Especial? Objetivamos problematizar as políticas públicas voltadas ao público alvo da Educação especial, dando ênfase a entrada e permanência dos estudantes com deficiência no ambiente de escola regular em consonância com os programas de acessibilidade para a pessoa com deficiência relacionado a inclusão escolar. Esse estudo é qualitativo sob o viés da pesquisa documental. Os resultados demostram a necessidade de um melhor acompanhamento dos programas, buscando assim soluções para os problemas e novas alternativas, para que de fato as políticas saiam do prescrito e se torne realidade no cotidiano escolar

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Biografia do Autor

  • Marily Oliveira Barbosa, Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)
    Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - SP, Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - AL, licenciada em Educação Física pela UFAL. Docente do ensino superior no Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU) e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Educação e Diversidade (NEEDI) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Maceió-Alagoas-Brasil.
  • Arlindo Lins de Melo Júnior, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo
    Doutorando e mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Licenciado em Educação Física pela Faculdade Claretiano.  Atualmente é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo - (GEPEC/HISTEDBR). Faz uso do referencial teórico savianista para analisar e compreender a educação do campo (na demanda da comunidade caiçara). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2020-08-06

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Seção

ARTIGO

Como Citar

POLÍTICAS PÚBLICAS PRESCRITAS PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL: É POSSÍVEL PENSAR NA UNIVERSALIZAÇÃO DA ESCOLARIZAÇÃO PARA TODOS?. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 119–135, 2020. DOI: 10.30681/21787476.2020.33.119135. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4788.. Acesso em: 14 dez. 2024.