A PRESENÇA DA COMUNIDADE NAS DECISÕES ESCOLARES COMO UMA NOVA CULTURA DE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

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DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2021.36.203222

Palavras-chave:

gestão democrática,  participação, associação de pais e mestres

Resumo

Este artigo teve como objetivo, problematizar os limites e possibilidades da gestão democrática, a partir da criação de uma Associação de Pais e Mestres (APM), analisando sua autonomia, participação, transparência e pluralismo, durante o planejamento, a execução e a avaliação das atividades desenvolvidas, assim como das decisões tomadas em conjunto com os órgãos colegiados. Sua metodologia teve abordagem qualitativa, orientada pela pesquisa-ação. Acredita-se que essa pesquisa conseguiu despertar nos sujeitos, o interesse na participação das ações da escola, ampliando sua atuação. O produto final foi a elaboração do Estatuto da APM Escola Monsenhor João Rodrigues de Carvalho. Deste modo, essa pesquisa pode ser relevante para que outras instituições tornem suas práticas mais democráticas, por meio da atuação da comunidade, dentro do espaço escolar.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Albuquerque Santos, Universidade de Pernambuco

Maria Aparecida Albuquerque Santos é Mestre em Educação pela Universidade de Pernambuco e professora pela Secretaria de Educação e Espoortes de Pernambuco.

Doriele Silva Duvernoy, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Doriele Silva de Andrade Costa Duvernoy é Doutora em Educação, pela Universidade de Lyon - França e professora pela Universidade de Pernambuco.

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Publicado

2022-07-19

Como Citar

SANTOS, Maria Aparecida Albuquerque; DUVERNOY, Doriele Silva. A PRESENÇA DA COMUNIDADE NAS DECISÕES ESCOLARES COMO UMA NOVA CULTURA DE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 36, n. 2, p. 203–222, 2022. DOI: 10.30681/21787476.2021.36.203222. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5050. Acesso em: 1 dez. 2023.

Edição

Seção

ARTIGO