RELAÇÕES ENTRE VIZINHANÇA, EXPECTATIVAS INSTITUCIONAIS E PRÁTICAS INTRAESCOLARES.
DOI:
https://doi.org/10.30681/21787476.2021.36.6587Palavras-chave:
sociologia da educação, efeito vizinhança, expectativas institucionais, práticas intraescolares.Resumo
RESUMO: Essa pesquisa soma-se aos estudos no campo da Sociologia da Educação que buscam compreender as possíveis desigualdades no processo de ensino-aprendizagem de alunos em territórios com alta concentração de pobreza (ALVES, FRANCO, RIBEIRO, 2008). Teve-se por objetivo investigar as expectativas de gestores e professores sobre a aprendizagem dos alunos. A pesquisa foi realizada em quatro escolas da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, localizadas em um território contíguo de concentração de pobreza, na Zona Norte deste município. A metodologia inseriu-se no campo da pesquisa qualitativa, comportando entrevistas semiestruturadas com gestores e professores, observação de aulas e observação do quarto Conselho de Classe de uma das escolas participantes. Os resultados apontaram para associação entre as expectativas de gestores e professores sobre a continuidade de escolarização dos alunos com as percepções que esses profissionais apresentaram em relação ao local de moradia dos estudantes.
Downloads
Referências
ALVES, F.; FRANCO, F. C.; RIBEIRO, L. C. Q. Segregação Residencial e Desigualdade Escolar no Rio de Janeiro. In: RIBEIRO, L. C. Q.; KAZTMAN (orgs.) A cidade contra a escola?: Segregação urbana e desigualdades educacionais em grandes cidades da América Latina. Rio de Janeiro: Letra Capital; Montevidéu: Ippes, 2008. p. 91-118.
BECKER, Howrad. S. Outsiders: estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BROOKE, Nigel e SOARES, José Francisco (orgs). Pesquisa em Eficácia Escolar: origens e trajetórias. Belo Horizonte: UFMG, 2008.
CHRISTOVÃO, A. C. A vizinhança importa: desigualdades e educação no Morro do Cantagalo, 128f. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional). IPPUR, UFRJ, 2009.
GALSTER, George C. & KILLEN, Sean P. The Geography of Metropolitan Opportunity: a reconnaissance and conceptual framework. IN: Housing Policy Debate. Fannie Mae, vol 6, issue 1, 1995, p 7-43. Disponível em: https://www.innovations.harvard.edu/sites/default/files/hpd_0601_galster2.pdf. Acesso em: 29/03/2020.
GAMORAN, A. An Organizational Analysis of the Effects of Ability Grouping. American Educational Research Journal, v.32, n.4, 1995, p.687-715. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1163331?seq=1. Acesso em 25/01/2020.
GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LTC, 1988.
GASKELL, G; BAUER, M. W. Para uma prestação de contas públicas: além da amostra, da fidedignidade e da validade. In: Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: um manual prático. 7 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, , 2008, p 470-490.
JENCKS, C.; MAYER, S. Residential Segregation, Job Proximity, and Black Job Opportunities. In: LYNN, L. E. ; McGEARY, M. G. H. (eds) Inner-City Poverty in the United States. Washington, D. C.: National Academy Press, 1990.
KOSLINSKI, M. C., LASMAR, C. e ALVES, F. Observatório educação e cidade: algumas hipóteses sobre a relação território e oportunidades educacionais. Revista Eletrônica de estudos urbanos e regionais, n.8, ano 3, março de 2012, p 8-20. Disponível em: http://emetropolis.net/system/edicoes/arquivo_pdfs/000/000/009/original/emetropolis_n08.pdf?1447896327. Acesso em: 29/03/2020.
PAULA, Gustavo Bruno de e NOGUEIRA, Maria Alice. Desigualdades socioespaciais e escolhas escolares. In: Educação- Revista do Centro de Educação da UFSM, v. 43, n 1, jan/março 2018, p 55-74. Disponível em:https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/30037/pdf. Acesso em: 29/03/2020.
RIST, RAY C. Student Social Class and Teacher Expectations: the self-fulfilling prophecy in guetto education. In: Harvard Educacional Review. Vol 40, n°3, August, 1970, p 411-451.
___________. On Understanding the Process of Schooling: Contributions of Labeling Theory. In J. Karabel, & A. H. Halsey (Eds.), Power and Ideology in Education. New York: Oxford University Press, 1977, p 292-305.
ROSENTHAL, R. & JACOBSON. Pygmalion in the classroom: teacher expectation and pupils’ intellectual development. New York: Holt, Rinehart and Winston, Inc, 1968.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. A cultura da repetência em escolas cariocas. Ensaio: aval.pol.publi.educ. Educ., Rio de Janeiro, v. 17, n. 65, out./dez, 2009 p. 613-632. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v17n65/v17n65a4.pdf. Acesso em: 29/03/2020.
SILVA, Roberta Lemos Gadelha da. A Maré e seus complexos: desvelando o micro território da Favela MacLaren. Orientadora: Joviana Quintes Avanci. Coorientadora: Renata Pesce Dissertação (Mestrado) – Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Rio de Janeiro, 2016.
SIROTA, Régine. A escola Primária no Cotidiano. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
SMALL, M. L. Villa Victoria: the transformation of social capital in a Boston barrio. University of Chicago Press, 2002.
SMALL, L.M.; NEWMAN, E. Urban poverty after the truly disadvantaged: the rediscovery of family, neighborhood, and culture. Annual Review of Sociology, Palo Alto, v. 27, 2001 p. 23-45.
VALLADARES, Licia do Prado. A gênese da favela carioca: a produção anterior as Ciências Sociais. Revista Brasileira de Ciências Sociais v15, n 44, 2000, p 05-34.
_________________________. A invenção da favela: do mito de origem à favela.com. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
WILSON, W. The Truly Disadvantagement. Chicago e Londres: The University of Chicago Press, 1987.
ZUCCARELLI, Carolina. A cidade contra a escola? Segregação urbana e desigualdades educacionais em grandes cidades da América Latina. Revista Eure, Vol. XXXVI, n° 108, agosto 2010, p 161-164. Disponível em: https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0250-71612010000200009. Acesso em: 29/032020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Regina Lucia Fernandes Albuquerque
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".