RELAÇÕES ENTRE VIZINHANÇA, EXPECTATIVAS INSTITUCIONAIS E PRÁTICAS INTRAESCOLARES.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2021.36.6587

Palavras-chave:

sociologia da educação, efeito vizinhança, expectativas institucionais, práticas intraescolares.

Resumo

RESUMO: Essa pesquisa soma-se aos estudos no campo da Sociologia da Educação que buscam compreender as possíveis desigualdades no processo de ensino-aprendizagem de alunos em territórios com alta concentração de pobreza (ALVES, FRANCO, RIBEIRO, 2008). Teve-se por objetivo investigar as expectativas de gestores e professores sobre a aprendizagem dos alunos. A pesquisa foi realizada em quatro escolas da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, localizadas em um território contíguo de concentração de pobreza, na Zona Norte deste município. A metodologia inseriu-se no campo da pesquisa qualitativa, comportando entrevistas semiestruturadas com gestores e professores, observação de aulas e observação do quarto Conselho de Classe de uma das escolas participantes. Os resultados apontaram para associação entre as expectativas de gestores e professores sobre a continuidade de escolarização dos alunos com as percepções que esses profissionais apresentaram em relação ao local de moradia dos estudantes.  

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Biografia do Autor

  • Regina Lucia Fernandes Albuquerque, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 
    Professora da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Contato: albuquerquerlf@gmail.com ORCID: 0000-0001-9240-6144 

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Publicado

2022-07-19

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Seção

ARTIGO

Como Citar

RELAÇÕES ENTRE VIZINHANÇA, EXPECTATIVAS INSTITUCIONAIS E PRÁTICAS INTRAESCOLARES. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 36, n. 2, p. 65–87, 2022. DOI: 10.30681/21787476.2021.36.6587. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5739.. Acesso em: 23 dez. 2024.

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